Construtor - no que ele é utilizado?

Já li sobre, mas ainda não descobri uma aplicaçao pratica de um construtor… serve pra que?

O construtor é utilizado para inicializar variáveis, passar valores que serão usados para modificar o comportamento de um certo objeto.

É normal não enxergarmos usabilidade para o construtor quando criamos beans, pois temos métodos getters e setters para todos os atributos desta classe. Mas em alguns casos não queremos modificar este valor após a criação de um objeto, então garantindo que só receberemos um valor pelo construtor no momento da criação temos também esta segurança, por exemplo. Podemos também querer passar apenas um valor (um booleano por exemplo) e assim modificarmos a maneira que todas as variáveis desta classe são inicializadas.

Quando você começar a trabalhar com herança vai ver que a chamada ao construtor certo, pode modificar totalmente o comportamento da classe filha que você está trabalhando.

Fica difícil dar um exemplo básico aqui, mas lembre-se do que falei acima.

Entendo a teoria… porém ainda to meio perdido… O exemplo Hello World aqui do fórum da pra entender, mas chega num ponto que começa ficar confuso…
Mas devagar vo aprendendo…

Muito obrigado!

André da mesma forma que no Delphi existe o Create(), no java é o mesmo(Construtor). O Construtor é chamado quando realizamos um new em um objeto. :grin:

vicentegm , agora sim entendi… Acho que vou precisar mais dessas comparações com o Delphi para poder aprender Java…

Obrigado pela ajuda!

Quer dizer q pelo construtor eu crio um objeto…como um edit, label etc?

André, na verdade o construtor é um método que é executado no momento em que você instância uma classe. Acredito que uma boa analogia seria o “evento” (método) onCreate (ou algo assim) do Delphi.

Diegohagg,

Ou seja, o construtor derfine as funções executadas no momento da criação do objeto? :???:

É isso ai, tudo que esta no construtor é executado no momento da criação do objeto, você pode iniciar atributos, iniciar conexões em banco, chamar outros médotos que devam ser executados, instanciar outros objetos, enfim o que for útil dependendo da situação.
Abs,
Diego.

Minha primeira postagem aqui no Fórum…

Programei em Delphi durante uns 3 anos… e to partindo pra java. To usando como base de estudos o livro Java Como Programar 6º Edição.

Estudei muita teoria, informações básicas da linguagem e estou contente com o que vi até agora com java.

Sobre essa questão de Construtor, eu poderia falar que ele serve para inicializar uma classe, podendo receber parametros de inicialização, diferentes parametros pois uma classe pode ter vários contrutores.

Um exemplo básico seria uma classe que exibisse uma menssagem ao usuario, onde voce poderia inicializar a mesma de diferentes maneiras, poderia inicializar ela já passando como parametro a menssagem que voce quisesse exibir correto?