Eu nao entendi ao certo o q eh isso,
sei q o java adiciona um como padrao se nao pormos nada
mas n sei a real função disso
li em um monte de lugar mas nao vi o emprego pratico disso
por exemplo num exercicio q tenho q fazer aki
a classe pessoa que criei deve ter atributos nome e sexo,e ae fala q a classe deve ter um construtor
que inicialize esses dois atributos e um metodo q os exibe
n to querendo exercicio pronto, ainda sou mto horrivel em java
e qto mais leio menos entendo pois penso que falta exemplos praticos nos livros,
eles falam falam e falam…
Obrigado aew!
Construtorem servem realmente para construir o objeto, imagine sua classe pessoa quando ela nascer ela tem que receber um nome e ser indicado o sexo dela, como o construtor que voce fez:
Desse modo não sera necessario chamar um método como um setter ou então atribuir um valor a essas variaveis já que foram atribuidos na construção do objeto (Fora o caso de alterar o valor é claro)
n sei se tem logica pq ainda n tenho o sexo e o nome da pessoa neh?
o this. indica o q?o objeto?
bruno.leite
this é a referência do próprio objeto, se vc usar this.sexo, está referênciando o atributo sexo, se vc usar this.metodo(), irá chamar um método e se usar this() irá invocar o construtor da classe.
A
Artur_Drummond
Não se esqueça, também, que toda vez que vc fizer new em um objeto, o construtor dela será chamado.
Por exemplo, vamos utilizar esse objeto Pessoa:
Ao tentar criar uma instância dessa objeto em uma outra classe TestaNovaPessoa:
publicclassTestaPessoa{Pessoapessoa=newPessoa();}
Como você não colocou o construtor padrão mas apenas construtor com argumentos (nome e sexo), esse código acima NÃO compila.
Dessa maneira você obriga passar uma String com o nome e uma String com o sexo TODA vez que for criar um novo objeto do tipo Pessoa.
Se você não tivesse criado esse construtor, o compilador iria adicionar o construtor padrão e, dessa maneira, o código acima iria compilar.
É possível, também, que sua classe tenha vários construtores (sobrecarga de construtores). Aí fica a seu critério quantos construtores ter.