Galera, eu sou nova em java.
Gostaria q alguém pudesse me explicar de uma vez por todas pra que servem os construtores…
Eu ja fiz uma aplicação em java e nao criei nenhum construtor… talvez o netbeans fez isso sozinho, mas eu nao fiz,…
entao eu me pergunto se é obrigado a criar construtores, se é melhor, se vai ter algum problema futuramente na aplicação…
Só mais uma dúvida, mas quando eu coloco parâmetro no construtor eu tenho q colocar no momento da instância o q ele pede… ok?, entao quando eu que coloco antes, nao é o usuário q irá colocar?
Você pode passar os parâmetros, caso a sua classe tenha um construtor que receba parâmetros.
Por exemplo:
Objeto nomeDoObjeto = new Objeto(parametro1, parametro2, parametro3);
Quando você cria uma classe e não declara um construtor, a classe têm automaticamente o construtor vazio.
Nesse caso você pode instanciar o objeto e depois utilizar os métodos objeto.setParametro1(), objeto.setParametro2(), etc, para preencher os campos do objeto.
Só não esqueça de uma coisa:
Se vc criar um construtor qualquer, o construtor vazio não é mais disponibilizado automaticamente.
É preciso declarar o construtor vazio caso deseje instanciar o objeto sem passar parâmetros.
Só mais uma dúvida, mas quando eu coloco parâmetro no construtor eu tenho q colocar no momento da instância o q ele pede… ok?, entao quando eu que coloco antes, nao é o usuário q irá colocar?
Você pode sim mandar um parâmetro do ‘usuário’.
por exemplo, vc pode chamar o construtor da classe enviando como parâmetro um dado que veio de outro lugar, como um formulário html ou algo assim.
A única preocupação é passar um parâmetro que seja exatamente do mesmo tipo que está declarado na classe.