Consulta específica no hibernate [RESOLVIDO]

Olá pessoal,
estou com um problema aqui ta dificil deu conseguir resolver, o problema é em uma consulta que envolve duas tabelas, a consulta funciona normal, o problema é na hora de fazer o cast eu nao consigo pegar o resultado da consulta para exibir em uma JTable, vo cola parte do codigo abaixo para dar pra enterder melhor:

A Consulta:

A consulta é esta acima que evolvendo duas tabelas que são Compras e Pjuridicas, ela funciona por ja testei.

O Cast:

[code]Compras actor;
Pjuridicas pes;
for(Object o : resultList) {
//O Problema acontece aqui na linha abaixo
actor = (Compras)o;

pes = (Pjuridicas) sessao.get(Pjuridicas.class, actor.getPessoas().getPesCodigo());
        Vector<Object> oneRow  = new Vector<Object>();
        oneRow.add(actor.getComCodigo());
        oneRow.add(pes.getJurFantasia());
        oneRow.add("R$"+formatarFloat(Float.parseFloat(actor.getComVlrtotal().toString())));
        oneRow.add(new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").format(actor.getComData()));

if (actor.getComFormapagto()=='1'){
            oneRow.add("À Vista");
        }else{
            oneRow.add("À Prazo");
        }

modelo.addRow(oneRow);
   }[/code]

Bom eu ja sei que eu nao poderia estar tentando converte o resultado dessa consulta em compras pq tem 2 tabelas, o problema é que eu nao sei como resolver isso
Gostaria de saber se tem algum modo de se resolver esse problema como eu pego o resultado dessa consulta para poder colocar na minha JTable???

O Exeption que retorna: Exception occurred during event dispatching: java.lang.ClassCastException: [Ljava.lang.Object; cannot be cast to hibernate.entity.Compras at movimentacoes.dlgCompras.displayResult(dlgCompras.java:220) at movimentacoes.dlgCompras.busca(dlgCompras.java:685)

A sua consulta vai retornar um Object[] com um Compra na posicao 0 e um Pjuridicas na posicao 1
tente fazer assim:

for(Object[] o : resultList) { 
actor = ((Compras) o[0] );
pes =((Pjuridicas )o[1]);
}

Fala ai Vinny,

Geralmente não trabalho com hql da mesma maneira que voce esta trabalhando.
HQL != SQL

HQL = É a fusão entre o SQL com alguns recursos do Hibernate !

Sendo assim, acredito que é legal abusar desses recursos
Por exemplo se precisar fazer oque voce esta precisando faria assim !

no meu modelo/entity acrescentava um construtor que recebe os parametros que estão vindo do SQL

public class Funcionario {
  private String nome;
  private String senha;
  private Acesso acesso;

public Funcionario(){}

public Funcionario(String nome, String senha){
     this.nome = nome;
     this.senha = senha;
  }
}

Na hora de criar o hql EU criaria ele assim !

public List<Funcionario> consultar(){
  String query = "SELECT com.modelo.Usuario(usuario.nome, usuario.senha) FROM usuario WHERE usuario.nome=:nome";
  Criteria hql = session.createQuery(query);
  hql.setParamter("nome", "magno");

return hql.list;
}

Repare na linha :

String query = "SELECT new com.modelo.Usuario(usuario.nome, usuario.senha) FROM usuario WHERE usuario.nome=:nome";

Eu seleciono os campos no SQL e automaticamente instancio a classe usuario passando como parametro o nome e a senha.
Pronto nem faço um loop pra trabalhar em cima do result o hibernate ja faz td isso automaticamente !

Outro detalhe importante é a auxencia de Joins !
Se ouver relacionamentos entre classes no HQL posse pode fazer assim

String query = "SELECT new com.modelo.Compras(compras.pessoas.pesCodigo, compras.pjuridicas.jurFantasia) FROM compras ";

Voce vai andando pelos relacionamentos como se fosse java e o Hibernate se encarrega de realizar os Joins necessários !

Ajudou ???

FUIIII !!!

LGWEB
eu tentei usar o seu exemplo mais nao deu certo dá tipos imcopatíveis

for(Object[] o : resultList) { ...}

MAGNOCOSTA
Vi seu exemplo e eu realmente não sabia que podia fazer isso, ainda so meio leigo em hibernate, mas eu nao intendi o que é o com.modelo.NomeDaEntidade
da onde vem o com e o modelo?

eu fui tentar usar mais empaquei nisso

[quote=Vinny]LGWEB
eu tentei usar o seu exemplo mais nao deu certo dá tipos imcopatíveis

for(Object[] o : resultList) { ...}

MAGNOCOSTA
Vi seu exemplo e eu realmente não sabia que podia fazer isso, ainda so meio leigo em hibernate, mas eu nao intendi o que é o com.modelo.NomeDaEntidade
da onde vem o com e o modelo?

eu fui tentar usar mais empaquei nisso[/quote]

É o endereço completo do seu objeto.
Assim ele consegue instanciar.
Exemplo:
br.com.teste.model.pessoa

Achei um tópico que tinha escrevido (soa estranho, mas escrevido é correto) soa aqui no wiki da empresa…
Título: Fugindo do proxy do hibernate:

Não quer restaurar a árvore de objetos do hibernate?
Quer resgatar somente os principais dados do banco?

Use ConstructionExpression…

Tenha um construtor no seu objeto com os mesmos parametros de consulta, assim o jpa instância seu objeto e passa os valores como argumento.

Ex…

Objeto / Construtor

public PublisherInfo(Long id, String revenue, Double price){
     this.field = id...
}

** Cuidado com os tipos declarados, pois se a sequencia estiver errada ou os tipos de dados forem diferentes o jpa não conseguirá instânciar seu objeto.

Query…

SELECT NEW com.company.PublisherInfo(pub.id, pub.revenue, mag.price) FROM Publisher pub JOIN pub.magazines mag WHERE mag.price > 5.00
return (List<PublisherInfo>) query.getResultList();

Perfeito para apresentação na tela, otimizações de consultas e relatórios.

** Não persista este objeto!

Link.
http://download.oracle.com/docs/cd/E11035_01/kodo41/full/html/ejb3_langref.html#ejb3_langref_constructor

Abs

Conforme a galera acima já respondeu Vinny essa classe é do seu projeto.
vc não tem uma classe Pjuridicas no seu projeto?
então usa ela !

entendeu ?

Ahan entendi a parte dos pacotes, agora vou colocar em pratica agradeço a ajuda de vcs.

Vlw galera!!

Lembrando que se vc estiver usando hibernate direto, sem jpa, é melhor vc usar desta forma.

query.setResultTransformer(Transformers.aliasToBean(ModelRazao.class));

Assim vc não necessitará ter construtor nem nada.

Agora se o seu arquiteto fala que vc não pode usar coisas específicas do seu provedor de persistência, e
que vc tem que se ater a especificação (JPA), use construction expression. (Desabafei!!!)
rsrsrs

Muda o título do tópico…
Além de acrescentar [RESOLVIDO], coloca algo mais coerente com o contexto :slight_smile:

Acredito que algo similar a “Como fugir do proxy do hibernate [RESOLVIDO]” ou “Consulta específica no hibernate [RESOLVIDO]” ficaria interessante.

Mudei o titulo do tópico

To vendo que esse negocio de hibernate é bem flexivel, tem varias maneira de fazer a mesma coisa.
obrigado por mais uma dica.

Bom, desculpa mais ainda não posso dizer que ta resolvido, pq ta foda, eu nao uso JPA somente hibernate, descobri isso quando fui tentar fazer isso pra testa:

Collection collection = sessao .createCriteria(hibernate.entity.Produtos.class, "p") .setProjection( Projections.projectionList() .add( Projections.property("p.proCodigo").as("codigo") ) .add( Projections.property("p.proDescricao").as("nome") ) ) .setResultTransformer(new AliasToBeanResultTransformer(Produtos.class)) .list();

ai retornou esse exception:

org.hibernate.PropertyNotFoundException: Could not find setter for codigo on class hibernate.entity.Produtos at org.hibernate.property.ChainedPropertyAccessor.getSetter(ChainedPropertyAccessor.java:44) at org.hibernate.transform.AliasToBeanResultTransformer.transformTuple(AliasToBeanResultTransformer.java:57) at org.hibernate.loader.criteria.CriteriaLoader.getResultColumnOrRow(CriteriaLoader.java:115) at org.hibernate.loader.Loader.getRowFromResultSet(Loader.java:606) at org.hibernate.loader.Loader.doQuery(Loader.java:701) at org.hibernate.loader.Loader.doQueryAndInitializeNonLazyCollections(Loader.java:236) at org.hibernate.loader.Loader.doList(Loader.java:2220) at org.hibernate.loader.Loader.listIgnoreQueryCache(Loader.java:2104) at org.hibernate.loader.Loader.list(Loader.java:2099) at org.hibernate.loader.criteria.CriteriaLoader.list(CriteriaLoader.java:94) at org.hibernate.impl.SessionImpl.list(SessionImpl.java:1569) at org.hibernate.impl.CriteriaImpl.list(CriteriaImpl.java:283) at cadastros.dlgProdutos.txtChaveCaretUpdate(dlgProdutos.java:856)

não tem outra forma de resolver isso sem usar JPA, somente com hibernate?

eu tava tentando do jeito que o lgweb mas nao funciona
eu nao consigo acessa o array do object, no codigo quando eu coloca Object[] o : resultList ja fica grifado de vermelho então nem da pra rodar!

Quando eu faço a consulta que eu citei mas acima retorna o Object assim

Nome----------------Tipo
o[0]------------------Compras
o[1]------------------Pjuridicas

tem alguma outra forma de acessar isso?
pq assim

Compras com = (Compras) o[0];
não funciona.

Bom consegui axar um jeito via HQL para resolver, minha consulta so vai retornar a tabela que preciso.

ficou assim:

hql = "from Compras c " + " where pessoas.pesCodigo in (select jurCodigo from Pjuridicas " + " where jurFantasia like '%"+ txtChave.getText().toUpperCase()+"%') ";
era assim: