Consulta na linguagem java

4 respostas
M

Olá pessoal, como devo fazer um programa para escolher entre vários livros a opção digitada pelo usuário?

ex:

entradas:
digite o assunto ____________

Digite o autor ________

saída:

O livro é : ___________.

Qual idéia mais simples ?
So posso fazer isso com banco de dados, como ?

4 Respostas

pedruhenrik

Math, olá td bem?

pode parecer um pouco(muito) superficial,básico e óbvio mas acho q eu começaria planejando os seguintes pontos:

1° O sistema será desktop? web ? mobile ? web e mobile ? desktop x web x mobile?;

2° Definindo quais e como serão as peças do seu sistema (usuários,livros,locações,estoque,prateleira,etc);

3° Definindo muito bem as regras de negócios(CRUDs* dos usuários,livros,locações, como eles deverão interagir entre si,etc);

4° Definindo como serão gravadas essas informações(ver bancos de dados relacionais,);

5° Criar o banco de dados respectivamente as suas peças;

6° Criar as funcionalidades básicas das peças do seu sistema;

7° Implementar as funcionalidades mais complexas (geralmente o coração do sistema);

8° Teste Geral do sistema;

em resumo:

estabeleça as “regras” para livros e usuários

vc tem 1 banco de dados q armazena dados sobre suas “peças” , dados (esses q vão gerar informações) e são inseridos através da sua aplicação (seja web,desktop,mobile)

fora banco de dados acho q vc pode utilizar arquivos .txt,.csv,.xml,access mas eu recomendo banco de dados por mais simples q seja.

boa sorte!

att,

douglaskd

pra clarear um pouco, a consulta poderia ter mais resultados, então seria +/- assim:

String nomeDoAutor = //aqui recebe o nomeDoAutor, digitado pelo usuario
String assunto = // recebe assunto idem ao de cima.

(SELECT * FROM livros WHERE nomeAutor LIKE %+nomeDoAutor+% AND assunto LIKE %+assunto+%);

se conhecer um pouco de sql fica mais facil...procure por preparedStatement e resultset.

caso você não conheça e não tenha nenhum banco de dados instalado, baixe o mysql e o Jconnector do mysql, e procure por "conexão com banco de dados em java".

M

Olá, como esse topico é bem pertinente com um progarama q estou desenvolvendo, gostaria de aproveitar o mesmo para pedir uma ajuda...

Bom, eu tenho um programa de cadastro de livros e autores, e já tenho o banco de dados pronto, com a lista dos titulos dos livros e os autores q quero pesquisar...
Sendo q caso o botão de radio "titulo" estiver selecionado a busca deverá ser por titulo do livro, ou quando o botão de "autor" estiver selecionado a busca deverá ser por autor, ou então caso a checkbox "busca exata" estiver selecionada, a consulta deverá retornar so os valores dos titulos ou nomes dos autores que correspondem a sequencia exata de caracteres pesquisado.
Caso contrario a consulta deverá retornar qualquer ocorrencia de trecho digitado em qualquer posição do titulo ou nome do autor.

Buscando, eu achei um exemplo do q aplicar no botão pesquisar

private void jButton1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                         
        // TODO add your handling code here:
         String sql;
        if (jRadioButton1.isSelected()) {
           if (jCheckBox1.isSelected()){
               sql = "select * from livro";
           } else{
               sql = "select *  " +
                     "from livro "
                     + "where upper(titulo) "
                     + "like upper('%" + jTextField1.getText()+"%')";
           }
        }else{

sql = "select *  from autor";
        }

Connection c;
        //c = bd.getConexao();
          c = DataBase.getInstance().getConexao();
        QueryTableModel qtm = new QueryTableModel(c, sql);

jTable1.setModel(qtm);

Mas e agora, como eu faço pras outras pesquisas e pesquisa exata?

Anime

Oi,

Da uma olhadinha aqui…http://acervobrasil.blogspot.com/2008/10/apostila-java-2-com-banco-de-dados.html

Boa sorte!

Criado 25 de novembro de 2010
Ultima resposta 15 de dez. de 2010
Respostas 4
Participantes 5