Consulta no JTable

Boa tarde,
sou iniciante neste assunto, mas quero aprender algumas coisas e sei que este fórum é um dos melhores que tem.
estou tentando fazer uma consulta no bd que seja exibida num jtable.
tenho um botao que adicionei o evento, quando clicar no botao quero que ele busque tres colunas do bd e adicione no jtable,
eu sonsigo fazer somente exibir a consulta em uma coluna, nunca trabalhei com mais que isso.
Gostaria de saber qual a melhor forma de fazer ou se alguem tem algum exemplo de um método que possa estar utilizando para que a consulta seja exibida nas tres colunas do jtable…

agradecido pela ajuda…

Oi,

Poste o seu código e assim ajudaremos.

Tchauzin!

Este primeiro código eu utilizo para listar no jtable somenteos usuarios cadastrados no bd, não sei se é o correto (creio que não), mas foi com o que eu consegui fazer, utilizando apenas 1 coluna na jtable.

[code]private void listarusuarios() {
try {

        Connection connection = null;
        connection = Conexao.getInstance().getCon();
        Statement stmt = (Statement) connection.createStatement();

        String sql = "SELECT idloginusuarios FROM usuarios";

        ResultSet res = stmt.executeQuery(sql);

        ResultSetMetaData metaData = (ResultSetMetaData) res.getMetaData();
        int numColunas = metaData.getColumnCount();
        jTableUsuarios.getColumnModel().getColumn(0).setPreferredWidth(150);

        DefaultTableModel modelo = (DefaultTableModel) jTableUsuarios.getModel();
        modelo.setNumRows(0);

        while (res.next()) {
            modelo.addRow(new Object[]{res.getString("idloginusuarios")});
        }
        
        /*
        res.close();
        stmt.close();
        connection.close();*/
    } catch (SQLException e) {
        
    } finally //Assegura que a instrução e a conexão serão fechadas adequadamente  
    {
    }
}

[/code]

eu peguei o primeiro código e tentei aprimora-lo para usar 3 colunas na jtable, porem esta parte eu nao consigo fazer, quero que busque o Nome, Telefone e Endereço do bd e exiba na jtable

[code] private void listarfones() {
try {

        Connection connection = null;
        connection = Conexao.getInstance().getCon();
        Statement stmt = (Statement) connection.createStatement();

        String sql = "SELECT nometelefones,idtelefones,endtelefones FROM telefones";

        ResultSet res = stmt.executeQuery(sql);

        ResultSetMetaData metaData = (ResultSetMetaData) res.getMetaData();
        int numColunas = metaData.getColumnCount();
        
        tabelapesquisar.getColumnModel().getColumn(0).setPreferredWidth(150);
        tabelapesquisar.getColumnModel().getColumn(1).setPreferredWidth(100);
        tabelapesquisar.getColumnModel().getColumn(2).setPreferredWidth(150);

        DefaultTableModel modelo = (DefaultTableModel) tabelapesquisar.getModel();
        modelo.setNumRows(0);
        

        while (res.next()) {
            modelo.addColumn(new Object[]{res.getString("nometelefones")});
            modelo.addColumn(new Object[]{res.getString("idtelefones")});
            modelo.addColumn(new Object[]{res.getString("endtelefones")});
        }

        
    } catch (SQLException e) {
    } finally //Assegura que a instrução e a conexão serão fechadas adequadamente  
    {
    }
}

[/code]

não faço idéia de como prosseguir adiante, sei que tem coisa errada em ambos, se puderem ajudar fico agradecido…
abraçoo

Oi,

Tá. Esse select retorna alguma coisa?

Tchauzin!

Ele tem que retornar o Nome, Telefone e Endereço dos clientes que está no bd e exibir na jtable…

mas como faz certinho eu nao sei

abraço

vc está usando netbeans ou eclipse? se for netbeans tem uma maneira mto facil de fazer…só me diga se é q eu te passo!

eu utilizo o netbeans 7.0…

abraço

então fera, não sei se vc está usando hibernate, mas beleza…
se vc já tem o banco de dados: na paleta de componentes do lado direito, arraste uma tabela no frame que vc abriu. Depois clique com obotão direito nela e vá em ‘vincular’ depois em ‘elements’. Clique na opção ‘importar dados para o formulario’, em ‘conexão de banco de dados’ clique no combobox e veja se já tem a opção do seu banco criada. se não, vc vai em ‘nova conexão de banco de dados’ em ‘driver’, veja se tem o drive do banco q vc tah usando,senão cv etrá q baixalo e adiciona-lo ao seu projeto. se não tiver e avise. Ja selecionado seu drive, clique em ‘proximo’, lá em baixo em URL JDBC, vai estar um caminho do seu banco, só coloque o nome do seu banco de dados após oq ja esta escrito, sem espaço. coloque su usuario e senha nos campos acima e pronto. Irá voltar na tela de vinculação, aí vc clica novamente em conexão de banco de dados, seleciona seu banco, e em baixo vai abrir as tabelas do seu banco. seleciona a que vc quere dê Ok. irá aparecer suas colunas na area ‘disponivel’, selecione todas que kiser e clica na setinha do lado. e dê ok. pronto. vai estra criado sua jtable com os campos do banco de dados.

espero ter ajudado! abraço

Olá!

Ao invés de usar o DefaultTableModel (sentenciado de morte! kkk: http://www.guj.com.br/java/199067-redimensionar-jtable---pra-variar--resolvido-/2#1001295), use o ObjectTableModel que facilitará sua vida!

Com ele vc escolhe quais colunas quer exibir.

Tutorial do amigo Marky: http://markytechs.wordpress.com/2009/05/29/objecttablemodel/

Até +