Consultor...alguém é? O que acha? Tem experiência pra contar?

Pessoal,

neste tópico, quando eu digo consultor eu quero dizer no sentido daquele cara que quando um projeto tá com um baita problemão em produção, o cara é contratado e pago por hora simplesmente para resolver o problema, e depois disso, adeus.

Se alguém faz esse tipo de trabalho, eu queria saber o que acha e quais experiências tem pra contar.

Só pra explicar um pouco o porque da minha curiosidade, na empresa que eu trabalho tem um projeto que tá com um problemão com transações. A empresa contratou a consultoria da empresa responsável pelo servidor de aplicações para tentar resolver o problema e tá pagando uma nota preta! Acontece que o consultor chegou e não resolveu o problema, dai os desenvolvedores cairam de pau em cima do cara, falando que o cara tava tentando enrolar e coisa e tal.

Com isso eu vi o quão dificil é fazer esse trabalho, deve ser uma pressão imensa de todos os lados. mas por outro lado, e um trabalho bem desafiante que eu até gostaria de fazer um dia, por isso eu queria ouvir experiências!

[]s

Consultoria pontual é bem interessante, e vai te dar MUITO, mas MUITO jogo de cintura.

Tenho feito algo desse genero pelo menos uma ou duas vezes por ano nos últimos 5 anos (desde que eu entrei para a ThoughtWorks).

Coisas que vc vai aprender:

  • A lidar com pessoas
  • Entender partes sistemas complexos e mal-escritos em algumas horas
  • Tecnicas avancadas de depuracao
  • Que praticamente todos os sistemas por onde passa algum dinheiro funcionam por um quase-milagre
  • Que quase ninguem que usa Threads sabe o que ta fazendo
  • Que ninguem que compra solucoes IBM sabe o que ta fazendo
  • A respeitar a Primeira Lei (http://martinfowler.com/bliki/FirstLaw.html)
  • A chegar no horario (!)
  • A questionar pessoas de forma mais eficiente

…a lista vai longe, mas essas foram as mais importantes pra mim.

Vc vai aprender tb que aquela maldita POG que vc fez (http://desciclo.pedia.ws/wiki/Gambi_Design_Patterns), que vc não sabe nem o que faz, outro cara tb fez, e vc vai ter que arrumar, pq com certeza é aquilo que ta acabando com o sistema.

Agora

foi o melhor…

nem me fala nisso…

[quote=thgdias][quote]

  • Que ninguem que compra solucoes IBM sabe o que ta fazendo
    [/quote]

nem me fala nisso…[/quote]

Hahahahahahha, foi boa.

Vai aprender que muita gente deixa as tais Legs ou perninhas e o software funciona somente quando a dada pessoa esta por perto hahahahahaha.

Abraços

[quote=thgdias][quote]

  • Que ninguem que compra solucoes IBM sabe o que ta fazendo
    [/quote]

nem me fala nisso…[/quote]

++ :smiley:

[quote=marcosalex]Também tivemos experiências boas com consultor. Saiu caro, mais de 15 mil por mês, mas além de resolver o problema de escalabilidade do JBoss (saiu de 100 pra 2000 conexões simultâneas com menor consumo graças à otimizaçao das configurações) que nos economizou um upgrade caríssimo de hardware, ele conseguiu resolver vários problemas na nossa arquitetura legada que vai economizar várias horas de analistas.

Com o aumento de produtividade conseguimos reduzir a equipe e nos concentrarmos mais na implantação e suporte ao sistema do que ao desenvolvimento em si, elevando o nível de conhecimento do negócio de toda a equipe.

Mas, claro, já teve o resultado inverso: consultores caros que não resolveram o problema e até criaram outros.[/quote]

Você quis dizer: demissões?

:arrow: :cry:

Isso eu concordo demais. Agora estou debugando um sistema bancário aqui e estou pasmo como que ele ainda funcionava. É realmente impressionante. Assim como esses dias vi um Single thread model. E bem, quanto à IBM, empresinha cheio de engravatados que sabem vender o peixe. Só isso.

[quote=bicarbonato]Você quis dizer: demissões?
:arrow: :cry: [/quote]

Se vc fosse gerente de uma equipe que tem 10 pessoas, e 4 delas nao sao mais necessarias, o que vc faria?
Se vc fosse diretor desse gerente, o que vc faria?