Pessoal, seguinte…
Tem uma empresa que desenvolve com PHP e tá a fim de passar a desenvolver novos projetos usando JAVA.
Estou em fase de negociação para montar uma arquitetura que servirá como esqueleto para todos os projetos iniciais de tal empresa.
Uma idéia inicial do contrato envolve:
-
Instalação de um servidor de controle de versões (instalarei SubVersion) já com um módulo pra um sistema
-
Preparação do ambiente de desenvolvimento - instalação de JDK, JBoss, Eclipse (já com um projeto com
aquele módulo SVN) (inicialmente serão 2 estações de trabalho) -
Arquitetura com as seguintes tecnologias:
3.1. Framework web (estou analisando se instalarei Struts 1.3.x, Struts 2.x ou JSF)
3.2. DWR
3.3. Hibernate (ou apenas a JPA seria suficiente, supondo que a aplicação sempre vai rodar em um servidor de aplicações que dê suporte?)
3.4. EJB
3.5. JasperReports/iReport (com uma extensão do framework JasperReports que desenvolvi para facilitar a criação de relatórios)
Esses são apenas os termos iniciais do contrato… provavelmente poderá haver mais features envolvidos e pode haver a necessidade de configuar mais estações de trabalho (mais 3, além das 2 iniciais) e em seguida haverá um tempo de treinamento e de suporte à equipe que irá utilizar a solução.
Algumas informações que podem ajuda-los a dar um palpite quanto ao preco justo que eu deveria cobrar:
- Nunca dei uma consultoria antes. Esta seria minha primeira vez.
- Tenho 2,5 anos de experiencia com desenvolvimento web, sendo 2 anos de experiencia intensa com java… isto é, trabalhando com java e estudando e praticando constantemente as diversas tecnologias existentes em java… mas nao me considero nem um arquiteto junior… mas pelo menos tenho conhecimento suficiente para preparar o ambiente descrito acima)
- Tenho conhecimento sobre padrões de projeto e estudo bastante sobre soluções de projeto para manter uma arquitetura limpa. Já fiz algumas extensões de frameworks, como Struts e JasperReports para simplificar ainda mais seu uso (o que quer dizer que mesmo eu n sendo um “expert” em arquitetura, acho que pelo menos a solução que montarei lá seja boa para desenvolver a grande maioria dos projetos que a empresa irá desenvolver)
- Desde março estou fazendo um curso de pós graduação em engenharia de software (faltam apenas disciplinas de BD e testes, ou seja, já estou quase com o título de pos-graduado em eng. sw) e já aprofundei sobre assuntos como padroes de projeto, padrões arquiteturais, distribuições, concorrência, qualidade, A&P (o que quer dizer que a solução que pretendo desenvolver terá aplicações práticas desse conhecimento e pode aumentar a qualidade do serviço)
- A empresa não é tão grande a nível de poder pagar por uma consultoria muito cara. Mas tb não queria fazer algo de graça (é o ambiente ideal para eu começar hehe)
Como nunca dei consultoria antes, não faço idéia do preço que eu deveria cobrar e não quero nem cobrar mais, nem cobrar menos do que o real. Apenas quero dar um preço justo. Também não sei se os fatores que coloquei acima são suficientes para fazer tal avaliação, mas pelo menos com base nessas informações gostaria de saber a opinião de vcs quanto o valor de uma consultoria com as características descritas acima.
Obrigado.
Edit.: Pessoal, por favor não entendam esse post como se eu tivesse querendo exibir meus conhecimentos… até porque tenho certeza de que esses conhecimentos são o básico que o mercado exige e ainda estou longe de ser um super engenheiro senior fodastico hehehe. Só coloquei alguns dos meus conhecimentos que acho que podem ajudar a avaliar quanto valeria uma consultoria minha nesse momento e com essas condições.