Bom dia pessoal.
Estou com problema para entender exatamente o que é um WebService e como consumir um.
Resolvendo isso tenho um outro problema, como fazer isso em Java?
Preciso desenvolver um sistema em Java mesmo, como projeto de estágio e talvez até pré-projeto na faculdade.
A ideia desse sistema é a seguinte:
- Desenvolver um sistema Java que, utilizando um WebService, possa se comunicar com o sistema da Receita, para fazer consultas em status de NFe;
- Esse sistema irá conter uma tela de login(Fácil fazer) para que somente usuários autorizados tenham acesso;
- Uma vez dentro do sistema, o usuário irá anexar um arquivo XML(o XML da nota), e clicar em pesquisar/consultar;
- Após isso o sistema irá se comunicar com o sistema da Receita e irá retornar o status da nota na tela; Ex.: Cancelada, Aprovada, Emitida;
- O certificado utilizado será o A1;
- Esse sistema inicialmente irá rodar em plataforma Windows como forma de teste, mas será implementado em Linux para conexão com sistema Cobol, essa parte meu encarregado irá resolver;
Enfim essa é somente a ideia inicial do que o sistema deve fazer.
Dei uma pesquisada no que é um WebService e como consumir, porém ainda não entendi como funciona e não sei por onde começar exatamente.
Se alguém que entende do assunto puder me ajudar.
Desde já agradeço a todos que puderem.