Consumo excessivo de CPU

Fala, galera…

Peço uma ajuda um pouco grande:

Sou programador a 8 anos, mas no Java tenho apenas 3 meses de
prática; aqui na empresa temos um servidor (Core 2 Duo 6300, 2GB RAM,
HD SATAII, Debian-Linux), que roda um site (com cerca de 1.000 acessos
ao dia) todo em Servlet/JSP e alguns robôs. Estes bots varrem outros
sites da internet em busca de informações que são atualizadas em nosso
banco de dados para depois repassarmos aos nossos clientes pelo site.

O problema é que, em alguns momentos, as atualizações do banco de
dados (MYSQL) estão consumindo 100% da CPU. Isso derruba o site e os
robôs que estão em outras Threads. Uso o driver mais novo do MYSQL
para JDBC e acesso o banco por Pool de Conexões, DataSources… (tudo
no TomCat 5.5.25)

Alguém vê onde pode haver algum erro no código, alguma forma de
limitar o uso da CPU… ou a solução é pôr o banco em outra máquina mesmo?

Sendo necessária a utilização de um servidor dedicado ao banco de
dados, qual seria a melhor tecnologia? Passo a usar Entity Beans
(EJB3)? Ou mantenho no JDBC? Hibernate ajuda?

Enfim, acho que dá p/ notar que estou meio perdido. Se alguém puder,
me dê uma luz, mesmo que seja indicando um bom material sobre o assunto.

Desde já agradeço a colaboração e a atenção,

Michael dos Santos

Que tipos de atualizações? É uma consulta (select) que está varrendo toda a tabela (full table scan)? Uma inserção de grande quantidade de dados de uma vez (batch)?

Se o problema for na aplicação MYSQL realmente, recomendo iniciar sua pesquisa neste link:

http://www.petefreitag.com/item/613.cfm

Olha também os “Related Entries” neste artigo.

Geralmente o problema ocorre durante um Insert ou, principalmente, Update de vários registros.