Contador por ítens de pesquisa de opinião - IReports

Eaí gurizada,

estou com dificuldade em fazer um contador no meu relatório. Eu preciso saber a quantidade de clientes que responderam os índices de uma pesquisa realizada.

Exemplo:

Na pesquisa existe uma questão com cinco opções de escolha única (níveis de satisfação - muito satisfeito, satisfeito, neutro, …). O que preciso saber é a quantidade de clientes que responderam cada ítem.

Grato!

amigo, nao sei se tem uma forma mais simples e dinamica de se fazer isso, mais vc pode improvisar algo, tipow… faz um select que retorne seu campo e crie uma variavel para cada resposta, dai vc faz um count do campo. por exemplo se campo=legal entao count(variavel)

toh sem o ireport aki senao postava o codigo pra vc

vlws

acredito que via sql complica muito, já que tenho 15 questões onde cada questão tem 5 opções. estes dados deve aparecer no mesmo relatório.

vou continuar pesquisando algo, quando conseguir posto aqui a solução que encontrei.

Grato pela ajuda!

Abraço!

Consegui resolver o problema!
Abaixo explico como resolvi.

Abraço!

1º - vamos criar uma variável de relatório, vá em Visualizar > Variáveis do Relatório…

2º - crie um nova variável, click em novo;

3º - digite um nome para a sua variável;

4º - selecione a opção java.lang.Integer em Tipo de Classe de Variável;

5º - em Tipo de Cálculo escolha Soma;

6º - em Resetar Tipo escolhi Relatório, pois a minha necessidade é que seja de todo relatório, porém fica a critério de vocês;

7º - em Valor Inicial da Expressão, escreva: new java.lang.Integer( 0 ) - isto faz com que nossa variável inicialize sempre com zero;

8º - em Variável de Expressão, escreva a condição: new java.lang.Integer( ( $F{Field}.intValue() == 5 ? 1 : 0 ) ) - onde $F{Field} é campo da tabela que contém a nota atribuida pelo “cliente”.

Com isso, a cada nota 5 dada pelo “cliente” é somado 1 na variável, sendo assim possível saber a quantidade de atribuições com valor 5 dadas.

:wink: