Salve, Salve Galera!
Seguinte… estava olhando nos logs do tomcat e esbarrei com um NotSerializabeException… ai fui pesquisar e descobri que tudo que vai para a sessão deve implementar Serializable isso em um Ambiente Distribuido…
O Tomcat não está em um ambiente distribuido e mesmo assim tentou serializar um objeto que coloquei na sessão… alguém pode explicar o porque disso?
Atn.
Dennys Fredericci
hummm… com certeza isso tem algo a ver com o HttpSessionActivationListener… bem, a especificação não diz nd sobre isso, tem q reclamar com a apache :roll:
Então cara…
Uma coisa que eu até fui pesquisar é que no tomcat 5.5 é lançada uma Exception se o objeto que você está colocando na sessão não implementar Serializable…
Atn.
Dennys Fredericci
Mas então, ele deve implementar serializable somente qnd tu tiver um ambiente com Tomcats clusterizados/distribuídos. Pelo visto o Tomcat não lança essa exception só qnd se tenta apassivar o objeto da session para passar para outra JVM, e sim qnd simplesmente se binda algo a sessão… mas essa não é uma exception q vai fazer com q a tua lógica na sessão deixe de funcionar… Mas essa abordagem (ou gambiarra/erro que deveria ser corrigido?) do Tomcat não deixa de ser interessante e questionável. :roll: Alguém mais sabe discutir sobre?
Creio que no Tomcat rodando sozinho (não clusterizado) ele lança a exceção mas é como Warning, não?
Além disso, há o fato de que se você reiniciar o servidor ele serializa as sessões para não perder. Ou seja, mesmo não estando em ambiente clusterizado ele usa serialização.