Contas a Receber?

Estou precisando de ajuda para montar a logica de funcionamento das contas a receber!
Quais tabelas devo usar e quais as ligações que uma tem com a outra?

Converse com alguém que entenda de financeiro. Essa é a melhor solução.

Bom dia Raultheotonio, é o seguinte:
01 - é efetuada a venda - a prazo,
02 - essa venda a prazo vai para contas a receber,
03 - quando o usuário entrar em contas a receber por cliente vai ter todas as contas a receber do determinado cliente,
04 - ou seja, são varias contas a serem pagas,
05 - quando o cliente for efetuar o pagamentos destas contas, como é feito?
06 - se for dado baixa de uma em uma beleza,
07 - mais vamos supor que tenha umas 50 vendas a prazo, totalizando o valor da divida 1.500,00
08 - quando o cliente for efetuar o pagamento, ele pagara de varias vezes variando o valor pago,
09 - o usuário tem que salvar todas as datas de pagamentos e valores pagos, para futuras consultas e fluxo de caixa,

esse é o começo das minhas duvidas!

Então cara,

eu não manjo muito de financeiro. Mas o conhecimento que tenho sobre contas a pagar e a receber num sistema, funciona assim:
Contas a Receber e a Pagar: uma tabela para cadastrar o contas a Receber, ai terá que ter uma tabela pivot para registrar todas as duplicatas da contas a receber. Tu pode criar uma tabela para confirmar o pagamento de cada duplicata. no qual consulta o contas a Receber ou a Pagar ai lista embaixo todas as duplicatas. ai tu pode inserir a data de pagamento ou de recebimento e confirmar…

Muito Obrigado Raultheotonio, vou ver como vai ficar!

Bom dia a todos, depois de algum tempo dedicado a este problema não conseguir resolver, continuo pedindo a ajuda, peço que contribuam com o ensinamento de vocês, vou passa o que eu já tenho e o que pretendo fazer!

demostrando o que já tenho:

A 1º tabela lista todas as contas a receber de um determinado cliente
A 2º tabela lista os pagamentos que esta pagos em uma tabela chamada de duplicata, vinculada a tabela de contas a receber, obs: só é listado os que as contas ainda não foram pagas total
JFormattedTextField1 – Sub Total = é a soma do valor da venda quando a JCheckBox selecionada na coluna pagar
JFormattedTextField2 – Juros = é o juro aplicado ao pagamento
JFormattedTextField3 – Valor do Juros = é o valor do juro aplicado ao pagamento
JFormattedTextField4 – Valor do Descontos = é o valor do desconto aplicado ao pagamento
JFormattedTextField5 – Valor com Descontos = é o valor menos o desconto
JFormattedTextField6 – Valor Entrada = é o valor vai da de entrada
JFormattedTextField7 – Valor Parcial = é o valor parcial
JFormattedTextField8 – Total á Receber = é a soma do valor da venda de todas as contas a receber

Objetivos:
1: se o valor da entrada for menor que o valor da venda, ele salvar na tabela duplicata
2: tem que buscar na tabela duplicata se já tem algum pagamento para algumas das contas a receber, se tiver efetuar o pagamento apenas do restantes
3: se o valor da entrada for maior que o valor da venda, ele busca na tabela duplicata se já tem algum pagamento para algumas das contas a receber, se tiver efetuar o pagamento apenas do restantes e da baixa no próximo pagamento

Tenho um sistema que fiz para automação comercial. Nesse sistema tem todas as funcionalidades do sistema financeiro. Contas a receber, pagar, movimento diário, controle de vendas, trabalha com carne de pagamento, multas, juros, recibo, cadastro de clientes, entrada de produtos via leitura de XML de NF-e.

Se mostrar interesse, podemos negociar o projeto.

Estou terminando de implementar o trabalho com impressora fiscal para o mesmo para o PDV.

@ismaelmartinsds