Contas a Receber

Olá pessoal do GUJ,

Estou escrevendo esse tópico, pois estou criando um sistema para o meu estágio.
Como nunca criei um sistema, estou quebrando a cabeça na questão do contas a receber.
Não sei como vou fazer isso. Preciso de um exemplo de como fazer uma venda por exemplo e que gere o contas a receber, parcelas da contas a receber,
recebimento e a movimentação do caixa.

Tipo estou desenvolvendo um pequeno sistema para uma corretora de seguros de um amigo meu.
Ele faz apólice de seguros de todos os tipos. Quando for gravar os dados a apólice eu preciso que seja gerado o contas a receber do cliente.

bem mas isso não vem ao caso, preciso saber se alguem tem um exemplo para mim.

Também preciso saber se preciso ter na minha base de dados as tabelas contas a receber, parcelas do conta e recebimento.

valew galera

aguardo respostas

Talvez não seja preciso manter este tipo de tabelas, porém para que seja um bom sistema, é lógico que esses dados deverão ser armazenados em algum lugar…
tudo vai depender de quantas apólices um cliente pode possuir, entende?

Como o parcelamento e o contas a receber são derivados da apólice, é possível armazenar estas informações sempre juntas…

Quanto aos relatórios e dados basta criar uma função que irá gerar…
nada muito difícil…

Bom em primeiro lugar, qual tecnologia tais pensando em usar? Se você quer persistir os dados, qual banco você vai usar? Enfim como você está planejando implementar o seu problema.
Pergunto isso por que vejo como passo importante antes de pensar em buscar exemplos, estabelecer o que vai ser usado para a construção do sistema, se possível dê mais detalhes do que você está pensando em usar (tecnologia, arquitetura enfim a matéria prima do sistema). :slight_smile:

[quote]Estou escrevendo esse tópico, pois estou criando um sistema para o meu estágio.
Como nunca criei um sistema, estou quebrando a cabeça na questão do contas a receber.
Não sei como vou fazer isso. Preciso de um exemplo de como fazer uma venda por exemplo e que gere o contas a receber, parcelas da contas a receber, recebimento e a movimentação do caixa.[/quote]

O primeiro detalhe a se verificar são as regras de negócio e o processo da empresa, verificar como ele trata a parte de contas a receber e movimentação de caixa ambos são coisas simples.

No caixa por exemplo você tem dois tipos de movimentações: Financeira e Econômica.

A financeira irá alterar os saldos do caixa como entrada e saída, onde você deve informar
a conta, data movimentação, valor e a descrição ou histório.
Se a movimentação for em banco informe os dados bancários como banco, agência e numero da conta

A econômina é apenas uma informação, por exemplo, você liquidou uma ou mais parcelas de uma conta a receber do cliente. Você pode registrar a informação da seguinte maneira na movimentação caixa sem alterar os registro de saldo: “Movimentação de liquidação de parcelas a receber”
Ficando desta forma: Numero do movimento, data da movimentação, valor da movimentação e a descição ou histórico

[quote]Tipo estou desenvolvendo um pequeno sistema para uma corretora de seguros de um amigo meu.
Ele faz apólice de seguros de todos os tipos. Quando for gravar os dados a apólice eu preciso que seja gerado o contas a receber do cliente.

bem mas isso não vem ao caso, preciso saber se alguem tem um exemplo para mim.

Também preciso saber se preciso ter na minha base de dados as tabelas contas a receber, parcelas do conta e recebimento.
[/quote]

Para as contas a receber não é necessário possuir uma tabela de parcelas, basta que na sua tabela contas a receber tenha uma campo para indicar o número da parcela

Por exemplo quando der uma entrada na apólice de seguros de 3 (três) parcelas você ira gerar no contas a receber 3 registro Parcela1, Parcela 2 e Parcela 3

Lembrando que uma sistema tem mais coisas além disso, do falei para o o bem básico para você ter uma noção de como deve ser feito, é muito importante você entender o processo da empresa