Conteudo Dinâmico sem Requisição do Cliente

Boa tarde pessoal,

Bom sei que está meio confuso esse titulo mais foi o melhor que eu consegui.
Minha dúvida é a seguinte, quero criar um sistema em que o usuário se cadastra e escolhe uma “sala”, cada uma dessas salas teria um registro das mensagens de todos os usuários desta sala, meu problema é que eu gostaria que esse conteúdo fosse incluído na pagina de todos os usuários desta sala sem que haja há necessidade de recarregá-la.

Me falaram sobre ajax reverso, se alguém tiver uma sugestão diferente ou alguma dica de como utilizar o ajax reverso eu ficaria muito agradecido.

Sem requisição do cliente = sem acessar a página?
Se o usuário acessa (realiza logon), você pode fazer por ajax normal mesmo.
Caso o usuário esteja logado, a cada intervalo de tempo você pode executar o ajax novamente.

O “sem requisição” seria sem ele ter que recarregar a página.
O que eu tinha pensando seria algo como um listener no meu servlet que geraria as mensagens, o problema disso seria que todos na aplicação receberiam, e não apenas os da sala.
Quanto a sua sugestão, de executar a cada intervalo de tempo, isso não causa nenhum problema de performance se eu tiver muitos usuários?
O que quero dizer é, não há uma maneira de fazer a requisição apenas quando for necessário, ou seja, apenas quando houver uma nova mensagem?

Existe uma maneira de fazer o que vc quer.
Isso é chamado de web sockets ou ajax push.
Entretanto não é uma especificação ainda, ou seja, cada container possui uma implementação.

Dessa maneira smp q houver uma msg nova esta é automaticamente exibida, sem necessidade de um ajax bater de tempos em tempos.
Porém nunca vi uma métrica dizendo qual seria menos custoso. (apesar de parecer que os web sockets são melhor)

Blz vou dar uma pesquisada nisso!
Valew!