Oi pessoal...
Estou desenvolvendo uma aplicação de cadastro de clientes utilizando o JTabbedPane.
Gostaria de dispor em 4 abas (incluir,alterar,excluir,consultar) com seus respectivos JPanels.
Minha dúvida é : Como posso implementar isso de forma independente ?
Por exemplo: Aba incluir -> chamar objeto da classe IncluirCliente.java, com layout próprio,...e assim por diante ?
Esta é a melhor forma de utilizar o JTabbedPane ?
Grato
SilvioRush
Acho que, conceitualmente, você pode fazer de forma diferente. Veja que tanto a operação de inclusão quanto a de alteração e a de consulta teriam que mostrar todos os dados do cliente, então você pode exibir os dados em uma mesma tela, seja ou não uma aba do jTabbedPane. O que muda é o estado dos componentes. Por exemplo: quando você estiver consultando o botão que salva as alterações pode estar desabilitado e/ou invisível. E quando você está alterando a operação executada pelo botão salvar é diferente da operação executada quando você está incluindo. A operação de exclusão não precisa, em uma primeira análise, ser exibida em uma aba própria, podendo ser executada diretamente sobre um JTable, por exemplo.
Se você faz questão de que cada uma das telas seja diferente (ou seja, inclusão, alteração e consulta diferem), pode criar um JPanel diferente para cada operação e adicioná-los aonde quiser, seja em um JtabbedPane, seja em um JFrame.
Abraço.
Valeu…já tinha pensado em enxugar mais…grato