Cara, seu código para gente ver o que está acontecendo …
Assim a gente pode ver aonde tá pegando
:thumbup:
E
Evandro_Santos
foi mal...
meu código:
packageAcoes.InserirNoBanco;importjava.awt.event.*;importjava.sql.*;importjavax.swing.JOptionPane;importMenuDocentes.AbasCadastro.DadosPessoais;publicclassGravarDadosPessoaisimplementsActionListener{privateDadosPessoaisdados;publicGravarDadosPessoais(DadosPessoaisdados){this.dados=dados;}publicvoidactionPerformed(ActionEvente){System.out.println(dados.Nome.getText());Connectioncon=null;try{//este é um dos meios para registrar um driverClass.forName("com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver");//registrado o driver, vamos estabelecer uma conexãocon=DriverManager.getConnection("...","...","...");Stringsexo;sexo=dados.Sexo.getSelectedItem().toString();System.out.println(sexo);Stringgrava;//comando para gravar os dadosgrava="insert into Docentes (nome, cpf, rgc, rg, orgao_exp, data_nasc, nacionalidade) values"+"('"+dados.Nome.getText()+"',"+" '"+dados.CPF.getText()+"',"+" '"+dados.RGC.getText()+"',"+" '"+dados.RG.getText()+"',"+" '"+dados.Orgao.getText()+"',"+" '"+dados.Data.getText()+"',"+" '"+dados.Nacion.getText()+"')";Statementstm=con.createStatement();stm.executeUpdate(grava);JOptionPane.showMessageDialog(null,"Informações do docente foram atualizadas com sucesso.","Aviso",JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);}catch(Exceptionex){ex.printStackTrace();}finally{try{con.close();}catch(SQLExceptiononConClose){System.out.println("Houve um erro no fechamento da conexão");onConClose.printStackTrace();}}}}
se alguem puder me socorre agradeço.
vlw d novo galera
flws
cassio
evandrosantos:
e ai galera…
to com um problema que já tentei d várias formas resolvê-lo mas nada deu certo.
to tentando pegar o conteúdo selecionado de um JComboBox q está em uma classe externa.
não faço a mínima idéia…jah tentei trocar a classe mas ai dah erro…
naum sei mais o q fazer…
por favor me ajudem
vlw
cassio
Está dando erro porque o seu objeto dados é nulo quando você faz
sexo=dados.Sexo.getSelectedItem().toString();
na linha 35.
Ele já está vindo como null do outro objeto onde vc cria o objeto GravarDadosPessoais, então vc precisa olhar o código desta outra classe pois aparentemente o erro não é no arquivo GravarDadosPessoais.java.
Ou então é o atributo Sexo. De que tipo ele é? Se for String, pode ser que ele é que esteja vindo como null.
E
Evandro_Santos
cassio:
Está dando erro porque o seu objeto dados é nulo quando você faz
sexo=dados.Sexo.getSelectedItem().toString();
na linha 35.
Ele já está vindo como null do outro objeto onde vc cria o objeto GravarDadosPessoais, então vc precisa olhar o código desta outra classe pois aparentemente o erro não é no arquivo GravarDadosPessoais.java.
Ou então é o atributo Sexo. De que tipo ele é? Se for String, pode ser que ele é que esteja vindo como null.
entaum…
sexo é do tipo String
Sexo é JCombobox
como eu faço pra saber se está vindo nulo? pq eu tento imprimir no console e dah o erro q eu coloquei lah em cima…
Verifica se tá retornando alguma coisa, ou se ta retornando null
silva.fernandes
Voce esta usando essa String sexo pra que ?
Pelo q dá pra ver ela não far parte da sua query.
Pra q ela tá ali ?
E
Evandro_Santos
silva.fernandes:
Voce esta usando essa String sexo pra que ?
Pelo q dá pra ver ela não far parte da sua query.
Pra q ela tá ali ?
eu to usando ela pq quero ver se quando eu seleciono o sexo no combobox ele me retorna o q eu escolhi…
eu só quero saber isso…
ai depois eu to tentando jogar a string no console, entendeu?
silva.fernandes
deixa assim sua String sexo.
String sexo = dados.Sexo.getSelectedItem().toString();
if (sexo == null) {
System.out.println("JComboBox sem valor");
}else{
System.out.println("JComboBox com valor: " + sexo);
}
Assim podemos ser mais claro se ela vai retornar algum valor ou não.
E
Evandro_Santos
ae galera, consegui resolver…
o problema tava na classe externa, na hora de eu declarar o combobox…
o resto tava certo