Conteúdo sobre Design Pattern

6 respostas
J

Olá pessoal,

Sou novo em java e gostaria de saber algumas coisas:

1 - O que é e o que eu preciso saber sobre design pattern???

2 - Onde eu encontro um bom material sobre design pattern???

Obrigado

6 Respostas

rodrigues.danilo

Uma boa fonte é a Wikipédia:

Abs!
Danilo

tnaires

Uma coisa que você não precisa fazer é decorá-los. Você precisa entender o contexto ao qual cada um se aplica, para isso é bom lê-los e estudar exemplos de aplicação ( bons livros sobre padrões possuem exemplos ).

Acho bom você comprar um livro. Um que gostei bastante foi o Head First, mas ele não tem todos os padrões com detalhes. A referência na área é o livro da Gangue dos Quatro.

rissato

eu acho q a forma mais prática de estudar design patterns é tentar aplicar alguns padrões (inicialmente alguns mais simples de implementar) no seu dia a dia de trabalho.

Estudar padrões só por estudar é meio vago, já que a proposta deles é facilitar a resolução de problemas comuns…

cristianosanchez

O mencionado GoF (Gang Of Four), que é um livro bastante “pesado” (exemplos em C++/Smalltalk), é o início… Como já foi dito, talvez você queira dar preferência para o Head First Design Patterns, que é mais didático e exemplificado em Java.

Outro que recomendo é o Patterns of Enterprise Application Architecture do Martin Fowler… e também o Core J2EE PAtterns, que apesar de antigo (um pouco obsoleto por estar ligado a especificação J2EE antiga), ainda é uma boa referência (já que está online mesmo).

Você encontra um ótimo material também no livro do Eric Evans, Domain-Driven Design…

Baixe o projeto Blueprint da Sun Java Pet Store onde você pode estudar a aplicação de vários patterns…

tnaires

rissato:
eu acho q a forma mais prática de estudar design patterns é tentar aplicar alguns padrões (inicialmente alguns mais simples de implementar) no seu dia a dia de trabalho.

Estudar padrões só por estudar é meio vago, já que a proposta deles é facilitar a resolução de problemas comuns…

Isso não funcionou muito bem comigo… Não tive como saber onde aplicar os padrões antes de lê-los.

cristianosanchez:
Outro que recomendo é o Patterns of Enterprise Application Architecture do Martin Fowler… e também o Core J2EE PAtterns, que apesar de antigo (um pouco obsoleto por estar ligado a especificação J2EE antiga), ainda é uma boa referência (já que está online mesmo).

Você encontra um ótimo material também no livro do Eric Evans, Domain-Driven Design…

Baixe o projeto Blueprint da Sun Java Pet Store onde você pode estudar a aplicação de vários patterns…

Na minha opinião, é melhor começar pelos padrões do GoF antes de passar para os padrões documentados por Martin Fowler, Eric Evans e pelos blueprints da Sun.

sergiotaborda

O nome. Que problema resolve. Em que fundações é baseada a solução.
Que inconvenientes o uso do padrão tem. Que escolhas ele faz.
Saber reconhecer um padrão em código escrito por outrem.
Saber implementar no seu código.

Criado 28 de agosto de 2008
Ultima resposta 29 de ago. de 2008
Respostas 6
Participantes 6