Conteúdo web a ser aprendido

Boa tarde,
sou estudante de java a algum tempo, e consigo fazer coisas simples, principalmente com servlets e jsp, fazendo um CRUD utilizando JDBC, etc…, mas sinto que estou limitado por não conhecer meios de fazer coisas que eu imagino, tipo:
Como fazer para que sejam exibidos resultados de uma consulta na mesma página jsp em que vc encontra, ou seja, temos um input para o filtro de alguma busca SQL e o retorno sair na mesma página? Qual o nome daquilo que tenho que estudar para fazer isso em conjunto com o JAVA ? Javascript? AJAX? Não tenho a menor idéia de como unir JAVA + JAVASCRIPT + HTML… Só consigo fazer a busca com um input e um botão na tela com uma pág. jsp e o resultado vir em outra página… Outra questão: Como faço para paginar uma tabela? Exemplo, tenho um ResultSet alimentando uma

de 500 linhas de registros… como faço para paginar automaticamente essas 500 linhas em 10 páginas com 50 linhas de tabela cada? e se aumentarem as linhas, paginar automaticamente? Detalhe: gostaria que isso aparecesse na mesma página que clico no botão que me faz a busca…
Eu não gostaria de usar primefaces, icefaces, ou coisas do tipo, pois sou professor também, e gostaria de ensinar aos meus alunos a essência de tudo aquilo que já está pronto em frameworks dos mais diversos… Não reinventando a roda, mas esclarecendo como funciona sem ter que depender de um framework, e essencialmente com jsp, não com jsf… Alguém poderia me ajudar? Um curso de algum livro ou coisa assim? Bootstrap resolve tudo isso? Ou o que , ou quais coisas resolveriam ? Obrigado.

Boa tarde amigo, eu acoselho você a se focar no JAVA, mas talvez algumas tecnologias que possam te ajudar bastante, são:

JSON, REST, JPA HIBERNATE, SPRING MVC.

Todas essas tecnologias vão fazer você se desenvolver muito dentro do ambiente JAVA