Contratação PJ em extinção?

Posso falar que em 2013 eu tenho recebido poucas, bem poucas propostas de trabalho como PJ em SP, quase sempre é CLT, mesmo de empresas que trabalhavam 100% com PJ.

Perceberam essa mudança?

Seria isso para valorizar o profissional, manter e dar algo como um plano de carreira? rs

Pô essa piada já esta velha cara.

Ainda vejo bastante vaga PJ
Dificil acabar hein

Isso se chama “fiscalização do Ministério do Trabalho”.

Isso se chama “fiscalização do Ministério do Trabalho”. [/quote]

Concordo.

Empresa não é instituição de caridade, e plano de carreira pra mim é meio que furada.

Até MC Donalds oferece plano de carreira pra fritar hamburger e servir sorvete.

Isso é só um artifício falho que as empresas usam pro funcionário sentir aquele “conforto” de achar que a promoção está garantido daqui a algum tempo.

Prefiro me basear no meu conhecimento e potencial, do que em plano de carreira. Isso é um dos quesitos mais reclamados…

Mas tenho visto menos vagas para PJ ultimamente mesmo.

Prefiro me basear no meu conhecimento e potencial, do que em plano de carreira. Isso é um dos quesitos mais reclamados…[/quote]

Esse pensamento é perfeito dependendo de até onde você quer chegar mas, ele é o melhor para cargos técnicos.

[quote=Sharkns][quote=jjose]
Seria isso para valorizar o profissional, manter e dar algo como um plano de carreira? rs
[/quote]

Pô essa piada já esta velha cara.[/quote]

Isso pode acompanhar uma serie de variáveis (não constante) como a economia ou cultura das empresas…

[quote=Juliobrjp]Ainda vejo bastante vaga PJ
Dificil acabar hein[/quote]

Acabar é extinto, “em extinção” é diferente.

opa, tenho visto também poucas vagas home office, e hf e pj então… é raro.

Concordo.

Empresa não é instituição de caridade, e plano de carreira pra mim é meio que furada.

Até MC Donalds oferece plano de carreira pra fritar hamburger e servir sorvete.

Isso é só um artifício falho que as empresas usam pro funcionário sentir aquele “conforto” de achar que a promoção está garantido daqui a algum tempo.

Prefiro me basear no meu conhecimento e potencial, do que em plano de carreira. Isso é um dos quesitos mais reclamados…[/quote]
+1

Realmente tem aparecido bem poucas vagas PJ.

Mesmo assim tenho medo de fechar a empresa e logo depois precisar dela :slight_smile:

A moda é total flex! Um negocio que estão chamando de “Direitos Autorais”!?!

O governo desonerou a folha de pagamento pra empresas de TI. Antigamente tinham de pagar contribuição patronal de 20% do salário do funcionário, agora estão isentas e em troca pagam 1,5% de imposto sobre o faturamento da empresa. Tem hora que o governo dá bola dentro também.

PJ ficou menos vantajoso pra empresa. Outro ponto é a dificuldade de contratar e segurar o profissional, muita gente anda aproveitando a dificuldade das empresas em encontrar profissional e estão trocando o emprego de PJ por empresas que assinam a carteira.

Devagarzinho a nossa profissão está se valorizando.

[quote=marcosalex]O governo desonerou a folha de pagamento pra empresas de TI. Antigamente tinham de pagar contribuição patronal de 20% do salário do funcionário, agora estão isentas e em troca pagam 1,5% de imposto sobre o faturamento da empresa. Tem hora que o governo dá bola dentro também.

PJ ficou menos vantajoso pra empresa. Outro ponto é a dificuldade de contratar e segurar o profissional, muita gente anda aproveitando a dificuldade das empresas em encontrar profissional e estão trocando o emprego de PJ por empresas que assinam a carteira.

Devagarzinho a nossa profissão está se valorizando.[/quote]

E ainda tem gente que é contra a regularização das profissões relacionadas a TI…

Não consigo entender os motivos de quem é contra, e chego a conclusão que só pode ser aquele tipo de gente que gosta de passar a perna nos outros…

Na verdade o que muita gente é contra é separa profissionais com diploma e sem diploma, dando alguns privilégios pro primeiro grupo. Fora isso, existe um sentimento muito grande contra o governo em virtude do tanto de caso de corrupção com todos os grandes partidos, então tudo que vem do governo, o primeiro sentimento é ser contra.

Mas voltando ao assunto do tópico, acredito que diminuir o número de PJ seja bom pro nosso mercado no geral, deixe essa forma de contratação apenas pra quem quiser ser realmente uma empresa e daí trabalhar nela como tal e não como um empregado disfarçado pra não pagar imposto.

[quote=Ruttmann][quote=marcosalex]O governo desonerou a folha de pagamento pra empresas de TI. Antigamente tinham de pagar contribuição patronal de 20% do salário do funcionário, agora estão isentas e em troca pagam 1,5% de imposto sobre o faturamento da empresa. Tem hora que o governo dá bola dentro também.

E ainda tem gente que é contra a regularização das profissões relacionadas a TI…

Não consigo entender os motivos de quem é contra, e chego a conclusão que só pode ser aquele tipo de gente que gosta de passar a perna nos outros…[/quote]

E o que o c* tem a ver com as calças ? Direito trabalhista é direito trabalhista, carteira assinada é direito de todo trabalhador no Brasil, não só de analistas e desenvolvedores. Se existem empresas que abusam de contratos PJs, que um famoso “jeitinho” é porque os profissionais, de certa maneira se sujeitam a isso. Se o problema é o respeito às leis trabalhistas, os Sindicatos estão aí pra isso, se não funcionam, é porque ninguém participa. Tenho certeza que se fosse chamada uma greve de profissionais de TI muito provavelmente apareceriam 1/2 dúzia de gatos pingados.

Sinceramente, não faço a menor idéia no que uma entidade de classe como um CFI ou CRI poderia ajudar nessa situação.

valorizar? simplesmente é uma questão juridica, muitas empresas ai nos ultimos anos tiveram que pagar muita grana para profissionais PJ que abriram processo contra elas, e dificilmente elas ganham né? E o que é mais barato no final das contas, considerando se tiver um processo? O CLT é mais barato. E junto com a crise as empresas não tem interesse em arriscar no PJ, pq em caso de dar merda, o prejuizo é alto e poucos querem assumir esse risco.

Não é sempre assim. Tem planos de carreiras baseados em metas, não em tempo de casa. Um bom plano de carreira é uma forma de retenção de profissionais também, porque sai muito caro perder profissionais experientes.

Não é por caridade, é uma forma de evitar gastos. Claro que o plano vai ser melhor ou pior de acordo com o prejuízo que sua saída dá para a empresa.

Haaa, estão trocando PJ por Flex??? Vem aqui, eu assino metade na carteira (ou nem isso) e a outra metade te dou por fora. Dá tb pra por álcool e gasolina… kkkk

A coisa piorou e vcs não enxergam!!!

[quote=marcosalex]O governo desonerou a folha de pagamento pra empresas de TI. Antigamente tinham de pagar contribuição patronal de 20% do salário do funcionário, agora estão isentas e em troca pagam 1,5% de imposto sobre o faturamento da empresa. Tem hora que o governo dá bola dentro também.

Isso, o governo desonerou e será que as empresas repassaram pelo menos parte para os salários CLT??? Devagarzinho tão te enganando e esfolando seu bolso, é de 20 em 20 centavos que o governo vai te deixando mais pobre…

Eh por isso q eu continuo feliz como PJ:

1. No final eu recebo muito mais.

2. Faço o que eu quero com meu dinheiro, não fica preso em FGTS, férias, PLR.

3. É assim que funciona em lugares evoluídos (ex: EUA e Canadá). Vc negocia um valor/hora, trabalha e recebe na conta, sem frescuras e burocracias.*

4. Mostro resultados e tenho bala na agulha para negociar aumentos.

• Lá ainda tem a vantagem de haver valores mínimos definidos pelo governo/sindicatos.

[quote=andre_salvati]
Eh por isso q eu continuo feliz como PJ:

1. No final eu recebo muito mais.

2. Faço o que eu quero com meu dinheiro, não fica preso em FGTS, férias, PLR.

3. É assim que funciona em lugares evoluídos (ex: EUA e Canadá). Vc negocia um valor/hora, trabalha e recebe na conta, sem frescuras e burocracias.*

4. Mostro resultados e tenho bala na agulha para negociar aumentos.

• Lá ainda tem a vantagem de haver valores mínimos definidos pelo governo/sindicatos.[/quote]

Finalmente eu concordo com o André em alguma coisa.

Agora, o fato do governo desonerar não obriga as empresas a repassarem o valor aos salários (e nem deveriam mesmo). Por outro lado, dá a elas maiores margens de lucro, permitindo que cresçam e contratem mais gente.