Contratação PJ em extinção?

20 respostas
jjose

Posso falar que em 2013 eu tenho recebido poucas, bem poucas propostas de trabalho como PJ em SP, quase sempre é CLT, mesmo de empresas que trabalhavam 100% com PJ.

Perceberam essa mudança?

Seria isso para valorizar o profissional, manter e dar algo como um plano de carreira? rs

20 Respostas

Sharkns

Pô essa piada já esta velha cara.

Juliobrjp

Ainda vejo bastante vaga PJ
Dificil acabar hein

E

Isso se chama “fiscalização do Ministério do Trabalho”.

Ruttmann

Concordo.

Empresa não é instituição de caridade, e plano de carreira pra mim é meio que furada.

Até MC Donalds oferece plano de carreira pra fritar hamburger e servir sorvete.

Isso é só um artifício falho que as empresas usam pro funcionário sentir aquele “conforto” de achar que a promoção está garantido daqui a algum tempo.

Prefiro me basear no meu conhecimento e potencial, do que em plano de carreira. Isso é um dos quesitos mais reclamados…

C

Mas tenho visto menos vagas para PJ ultimamente mesmo.

jjose

Prefiro me basear no meu conhecimento e potencial, do que em plano de carreira. Isso é um dos quesitos mais reclamados…

Esse pensamento é perfeito dependendo de até onde você quer chegar mas, ele é o melhor para cargos técnicos.

Sharkns:
jjose:

Seria isso para valorizar o profissional, manter e dar algo como um plano de carreira? rs

Pô essa piada já esta velha cara.

Isso pode acompanhar uma serie de variáveis (não constante) como a economia ou cultura das empresas…

Juliobrjp:
Ainda vejo bastante vaga PJ
Dificil acabar hein

Acabar é extinto, “em extinção” é diferente.

T

opa, tenho visto também poucas vagas home office, e hf e pj então… é raro.

jaboot

Concordo.

Empresa não é instituição de caridade, e plano de carreira pra mim é meio que furada.

Até MC Donalds oferece plano de carreira pra fritar hamburger e servir sorvete.

Isso é só um artifício falho que as empresas usam pro funcionário sentir aquele “conforto” de achar que a promoção está garantido daqui a algum tempo.

+1

gomesrod

Realmente tem aparecido bem poucas vagas PJ.

Mesmo assim tenho medo de fechar a empresa e logo depois precisar dela :slight_smile:

mateus.cordeiro

A moda é total flex! Um negocio que estão chamando de “Direitos Autorais”!?!

M

O governo desonerou a folha de pagamento pra empresas de TI. Antigamente tinham de pagar contribuição patronal de 20% do salário do funcionário, agora estão isentas e em troca pagam 1,5% de imposto sobre o faturamento da empresa. Tem hora que o governo dá bola dentro também.

PJ ficou menos vantajoso pra empresa. Outro ponto é a dificuldade de contratar e segurar o profissional, muita gente anda aproveitando a dificuldade das empresas em encontrar profissional e estão trocando o emprego de PJ por empresas que assinam a carteira.

Devagarzinho a nossa profissão está se valorizando.

Ruttmann

marcosalex:
O governo desonerou a folha de pagamento pra empresas de TI. Antigamente tinham de pagar contribuição patronal de 20% do salário do funcionário, agora estão isentas e em troca pagam 1,5% de imposto sobre o faturamento da empresa. Tem hora que o governo dá bola dentro também.

PJ ficou menos vantajoso pra empresa. Outro ponto é a dificuldade de contratar e segurar o profissional, muita gente anda aproveitando a dificuldade das empresas em encontrar profissional e estão trocando o emprego de PJ por empresas que assinam a carteira.

E ainda tem gente que é contra a regularização das profissões relacionadas a TI…

Não consigo entender os motivos de quem é contra, e chego a conclusão que só pode ser aquele tipo de gente que gosta de passar a perna nos outros…

M

Na verdade o que muita gente é contra é separa profissionais com diploma e sem diploma, dando alguns privilégios pro primeiro grupo. Fora isso, existe um sentimento muito grande contra o governo em virtude do tanto de caso de corrupção com todos os grandes partidos, então tudo que vem do governo, o primeiro sentimento é ser contra.

Mas voltando ao assunto do tópico, acredito que diminuir o número de PJ seja bom pro nosso mercado no geral, deixe essa forma de contratação apenas pra quem quiser ser realmente uma empresa e daí trabalhar nela como tal e não como um empregado disfarçado pra não pagar imposto.

rmendes08

Ruttmann:
marcosalex:

E ainda tem gente que é contra a regularização das profissões relacionadas a TI…

Não consigo entender os motivos de quem é contra, e chego a conclusão que só pode ser aquele tipo de gente que gosta de passar a perna nos outros…

E o que o c* tem a ver com as calças ? Direito trabalhista é direito trabalhista, carteira assinada é direito de todo trabalhador no Brasil, não só de analistas e desenvolvedores. Se existem empresas que abusam de contratos PJs, que um famoso “jeitinho” é porque os profissionais, de certa maneira se sujeitam a isso. Se o problema é o respeito às leis trabalhistas, os Sindicatos estão aí pra isso, se não funcionam, é porque ninguém participa. Tenho certeza que se fosse chamada uma greve de profissionais de TI muito provavelmente apareceriam 1/2 dúzia de gatos pingados.

Sinceramente, não faço a menor idéia no que uma entidade de classe como um CFI ou CRI poderia ajudar nessa situação.

LPJava

valorizar? simplesmente é uma questão juridica, muitas empresas ai nos ultimos anos tiveram que pagar muita grana para profissionais PJ que abriram processo contra elas, e dificilmente elas ganham né? E o que é mais barato no final das contas, considerando se tiver um processo? O CLT é mais barato. E junto com a crise as empresas não tem interesse em arriscar no PJ, pq em caso de dar merda, o prejuizo é alto e poucos querem assumir esse risco.

ViniGodoy

Não é sempre assim. Tem planos de carreiras baseados em metas, não em tempo de casa. Um bom plano de carreira é uma forma de retenção de profissionais também, porque sai muito caro perder profissionais experientes.

Não é por caridade, é uma forma de evitar gastos. Claro que o plano vai ser melhor ou pior de acordo com o prejuízo que sua saída dá para a empresa.

A

Haaa, estão trocando PJ por Flex??? Vem aqui, eu assino metade na carteira (ou nem isso) e a outra metade te dou por fora. Dá tb pra por álcool e gasolina… kkkk

A coisa piorou e vcs não enxergam!!!

A

marcosalex:

Isso, o governo desonerou e será que as empresas repassaram pelo menos parte para os salários CLT??? Devagarzinho tão te enganando e esfolando seu bolso, é de 20 em 20 centavos que o governo vai te deixando mais pobre…

Eh por isso q eu continuo feliz como PJ:

1. No final eu recebo muito mais.

2. Faço o que eu quero com meu dinheiro, não fica preso em FGTS, férias, PLR.

3. É assim que funciona em lugares evoluídos (ex: EUA e Canadá). Vc negocia um valor/hora, trabalha e recebe na conta, sem frescuras e burocracias.*

4. Mostro resultados e tenho bala na agulha para negociar aumentos.

• Lá ainda tem a vantagem de haver valores mínimos definidos pelo governo/sindicatos.
ViniGodoy

andre_salvati:

3. É assim que funciona em lugares evoluídos (ex: EUA e Canadá). Vc negocia um valor/hora, trabalha e recebe na conta, sem frescuras e burocracias.*

• Lá ainda tem a vantagem de haver valores mínimos definidos pelo governo/sindicatos.

Finalmente eu concordo com o André em alguma coisa.

Agora, o fato do governo desonerar não obriga as empresas a repassarem o valor aos salários (e nem deveriam mesmo). Por outro lado, dá a elas maiores margens de lucro, permitindo que cresçam e contratem mais gente.

javaflex

andre_salvati:

Isso, o governo desonerou e será que as empresas repassaram pelo menos parte para os salários CLT??? Devagarzinho tão te enganando e esfolando seu bolso, é de 20 em 20 centavos que o governo vai te deixando mais pobre…

Isso depende do perfil da pessoa. Ser celetista ou melhor ainda estatutario é mais confortável para a maioria, voce por exemplo deve ter espirito mais empreendedor e é mais feliz desse jeito que falou.
Criado 25 de junho de 2013
Ultima resposta 29 de jun. de 2013
Respostas 20
Participantes 16