Posso falar que em 2013 eu tenho recebido poucas, bem poucas propostas de trabalho como PJ em SP, quase sempre é CLT, mesmo de empresas que trabalhavam 100% com PJ.
Perceberam essa mudança?
Seria isso para valorizar o profissional, manter e dar algo como um plano de carreira? rs
O governo desonerou a folha de pagamento pra empresas de TI. Antigamente tinham de pagar contribuição patronal de 20% do salário do funcionário, agora estão isentas e em troca pagam 1,5% de imposto sobre o faturamento da empresa. Tem hora que o governo dá bola dentro também.
PJ ficou menos vantajoso pra empresa. Outro ponto é a dificuldade de contratar e segurar o profissional, muita gente anda aproveitando a dificuldade das empresas em encontrar profissional e estão trocando o emprego de PJ por empresas que assinam a carteira.
Devagarzinho a nossa profissão está se valorizando.
[quote=marcosalex]O governo desonerou a folha de pagamento pra empresas de TI. Antigamente tinham de pagar contribuição patronal de 20% do salário do funcionário, agora estão isentas e em troca pagam 1,5% de imposto sobre o faturamento da empresa. Tem hora que o governo dá bola dentro também.
PJ ficou menos vantajoso pra empresa. Outro ponto é a dificuldade de contratar e segurar o profissional, muita gente anda aproveitando a dificuldade das empresas em encontrar profissional e estão trocando o emprego de PJ por empresas que assinam a carteira.
Devagarzinho a nossa profissão está se valorizando.[/quote]
E ainda tem gente que é contra a regularização das profissões relacionadas a TI…
Não consigo entender os motivos de quem é contra, e chego a conclusão que só pode ser aquele tipo de gente que gosta de passar a perna nos outros…
Na verdade o que muita gente é contra é separa profissionais com diploma e sem diploma, dando alguns privilégios pro primeiro grupo. Fora isso, existe um sentimento muito grande contra o governo em virtude do tanto de caso de corrupção com todos os grandes partidos, então tudo que vem do governo, o primeiro sentimento é ser contra.
Mas voltando ao assunto do tópico, acredito que diminuir o número de PJ seja bom pro nosso mercado no geral, deixe essa forma de contratação apenas pra quem quiser ser realmente uma empresa e daí trabalhar nela como tal e não como um empregado disfarçado pra não pagar imposto.
[quote=Ruttmann][quote=marcosalex]O governo desonerou a folha de pagamento pra empresas de TI. Antigamente tinham de pagar contribuição patronal de 20% do salário do funcionário, agora estão isentas e em troca pagam 1,5% de imposto sobre o faturamento da empresa. Tem hora que o governo dá bola dentro também.
E ainda tem gente que é contra a regularização das profissões relacionadas a TI…
Não consigo entender os motivos de quem é contra, e chego a conclusão que só pode ser aquele tipo de gente que gosta de passar a perna nos outros…[/quote]
E o que o c* tem a ver com as calças ? Direito trabalhista é direito trabalhista, carteira assinada é direito de todo trabalhador no Brasil, não só de analistas e desenvolvedores. Se existem empresas que abusam de contratos PJs, que um famoso “jeitinho” é porque os profissionais, de certa maneira se sujeitam a isso. Se o problema é o respeito às leis trabalhistas, os Sindicatos estão aí pra isso, se não funcionam, é porque ninguém participa. Tenho certeza que se fosse chamada uma greve de profissionais de TI muito provavelmente apareceriam 1/2 dúzia de gatos pingados.
Sinceramente, não faço a menor idéia no que uma entidade de classe como um CFI ou CRI poderia ajudar nessa situação.
valorizar? simplesmente é uma questão juridica, muitas empresas ai nos ultimos anos tiveram que pagar muita grana para profissionais PJ que abriram processo contra elas, e dificilmente elas ganham né? E o que é mais barato no final das contas, considerando se tiver um processo? O CLT é mais barato. E junto com a crise as empresas não tem interesse em arriscar no PJ, pq em caso de dar merda, o prejuizo é alto e poucos querem assumir esse risco.
Não é sempre assim. Tem planos de carreiras baseados em metas, não em tempo de casa. Um bom plano de carreira é uma forma de retenção de profissionais também, porque sai muito caro perder profissionais experientes.
Não é por caridade, é uma forma de evitar gastos. Claro que o plano vai ser melhor ou pior de acordo com o prejuízo que sua saída dá para a empresa.
Haaa, estão trocando PJ por Flex??? Vem aqui, eu assino metade na carteira (ou nem isso) e a outra metade te dou por fora. Dá tb pra por álcool e gasolina… kkkk
[quote=marcosalex]O governo desonerou a folha de pagamento pra empresas de TI. Antigamente tinham de pagar contribuição patronal de 20% do salário do funcionário, agora estão isentas e em troca pagam 1,5% de imposto sobre o faturamento da empresa. Tem hora que o governo dá bola dentro também.
Isso, o governo desonerou e será que as empresas repassaram pelo menos parte para os salários CLT??? Devagarzinho tão te enganando e esfolando seu bolso, é de 20 em 20 centavos que o governo vai te deixando mais pobre…
Eh por isso q eu continuo feliz como PJ:
No final eu recebo muito mais.
Faço o que eu quero com meu dinheiro, não fica preso em FGTS, férias, PLR.
É assim que funciona em lugares evoluídos (ex: EUA e Canadá). Vc negocia um valor/hora, trabalha e recebe na conta, sem frescuras e burocracias.*
Mostro resultados e tenho bala na agulha para negociar aumentos.
Lá ainda tem a vantagem de haver valores mínimos definidos pelo governo/sindicatos.
[quote=andre_salvati]
Eh por isso q eu continuo feliz como PJ:
No final eu recebo muito mais.
Faço o que eu quero com meu dinheiro, não fica preso em FGTS, férias, PLR.
É assim que funciona em lugares evoluídos (ex: EUA e Canadá). Vc negocia um valor/hora, trabalha e recebe na conta, sem frescuras e burocracias.*
Mostro resultados e tenho bala na agulha para negociar aumentos.
Lá ainda tem a vantagem de haver valores mínimos definidos pelo governo/sindicatos.[/quote]
Finalmente eu concordo com o André em alguma coisa.
Agora, o fato do governo desonerar não obriga as empresas a repassarem o valor aos salários (e nem deveriam mesmo). Por outro lado, dá a elas maiores margens de lucro, permitindo que cresçam e contratem mais gente.