Contribuição previdenciária sobre faturamento

0 respostas
zeigfried

Pessoal,

Acho que todos os PJs sócios de empresas limitadas já estão sabendo do novo imposto “para desonerar o setor” que está comendo mais 2.5% do faturamento bruto empresas de TI desde Dezembro.
(Segue link para a M.P. da que estabelece o imposto: http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/MPs/2011/mp540.htm).

Enquanto empresas grandes como a TOTVS e CPM Braxis que gastam muito em folha de pagamento realmente vão levar vantagem com o desconto de 20% na folha de pagamento, para os pequenos empresários que retiram quase tudo como Redistribuição de Lucro (no melhor dos casos um Pró-labore de salário mínimo que terá desconto de em torno de R$100,00) isso significa na prática 2.5% de impostos extras todo mês.

Para mim em especial, isso significa que impostos vão comer em torno de 15% do que ganho. Ainda um pouco melhor do que os 27.5% do CLT, mas mesmo assim, difícil de tolerar. O governo está claramente querendo mover “empregos informais” para regime CLT. (Veja que não estou nem considerando abrir uma empresa no SIMPLES já que desenvolvimento no cliente e consultoria são proibidos na modalidade).

Ok, agora a parte da reclamação. Aqui em SP um bom consultor / desenvolver / analista / arquiteto / faz-tudo, com boa formação e um portfólio de projetos adequado consegue tirar uns bons R$50,00 - R$60,00 hora, e geralmente tem demanda para fazer facilmente umas 200 horas mês. A realidade que vejo para CLT é outra. Empresas estão oferecendo R$6000,00 - R$7000,00 mês para esse mesmo perfil. Ou seja, uma redução no líquido brutal.

Estou colocando em pauta esse assunto para perguntar o seguinte. Como carecem profissionais e o valor “de mercado” CLT está bem fora do que os consultores PJ estão recebendo na prática - mesmo com a forte demanda; vocês acham que a tendência para os próximos anos é que as empresas continuem nivelando por baixo e forçando uma migração da força de trabalho para regime CLT por valores bem abaixo dos consultores PJ? Ou continuaremos trabalhando como PJ com todos esses impostos? Ou a tendência é que o valor CLT suba e chegue mais perto do que dá para tirar como PJ?

Para resumir a perguntar, para quem já atingiu um bom patamar na carreira, como deve ficar a forma de contratação nos próximos anos? Você prefere que seu próximo emprego seja CLT ou PJ?

“Mexeram no meu queijo”, e quero ver como me posiciono nos próximos anos. Encaramos o novo regime de tributação como oportunidade ou perda consumada?

Criado 7 de fevereiro de 2012
Respostas 0
Participantes 1