Controlar cliques no botão?!

4 respostas
arm.jr

Estou fazendo o jogo da memória, e gostaria de saber como eu faço para criar um controle para :

1 ) Se clicar num botão, ele só vai ter acão apenas uma fez, caso ele clique outra vez não acontece nada!!

2 ) Outra coisa, tem como eu descobrir o nome do botão ao clicar nele, tipo o nome da váriavel do botão que eu declarei.

4 Respostas

matheuscechito

ao clicar, vc desabilita o botão

e o nome do botão , ou variável, acredito q vc tenha q colocá-lo no value de resposta do onClick

t+

H
  1. botao.setEnabled(false); (você desabilita o botao depois que ele clicar)

2.botao.setActionCommand(String);

botao.addMouseListener(new MouseAdapter() {

public void mouseClicked(MouseEvent e)

{

String botao = e.getActionCommand();

botao.setEnabled(false);

});
arm.jr

Eu ja pensei em desabilitar, mas o problema e que quando desabilito o botão a imagem que esta nele fica preto e branco.

São 16 botões onde ao clicar aparece a imagem!!

Queria ver se tem outra forma!

arm.jr

Essa parte de controlar o número de cliques no botão eu consegui, agora estou com outro problema.

1 ) Nesse jogo, quando o camarada clicar num botão, vai ser mostrada a imagem e vai armazenar o nome do arquivo da imagem numa variável, e é feito um incremento na variavel que controla os cliques nos botões.

2 ) Logo depos ele clica no segundo botão, onde vai ser feito a mesma coisa, guardando o nome do arquivo em outra variável e incrementando o número de cliques.

3 ) Depois se o número de cliques for igual a 2 ele pega e aciona o método confereImagens onde pegando essas duas variaveis que estão o nome do arquivo de imagem ele compara, se forem igual então as imagens fica ativada nos botões (b.setIcon(imagem)) caso contrario ele tira a imagem dos botões ( b.setIcon(null) ).

Tudo certo, só que eu fiz isso para apenas 2 botões, como eu faço isso se tornar dinamico, usando os 16 botoes?

1. Porque o eu uso 2 strings que armazena o nome dos arquivos!
  2. E no metodo confere imagem eu tenho que saber qual o botão que o cara clicou para fazer o setIcon etc…etc…

Deu para entender o problema?!!

Se alguem tiver alguma ideia eu agradeço!

Valeu!!

Criado 8 de novembro de 2006
Ultima resposta 8 de nov. de 2006
Respostas 4
Participantes 3