Controle de acesso e permissões de Usuários

Olá pessoal :slight_smile: .
Será que alguém pode dar alguma sugestão com relação ao gerenciamento de usuários e permissões?
A situação é a seguinte.

• Através do sistema deve ser possível realizar o cadastro de usuários sendo que cada um estará vinculado à um perfil de acesso.
  • Através do sistema deve ser possível realizar o cadastro de perfis de usuários onde cada perfil poderá permitir ou negar o acesso a determinadas áreas do sistema. Por exemplo:
    Perfil Administrador:
    – Cadastrar Clientes (permitido);
    – Alterar Clientes (permitido);
    – Visualizar Clientes (permitido);
    – Excluir Clientes (permitido);
    Perfil Fanta;
    – Cadastrar Clientes (negado);
    – Alterar Clientes (negado);
    – Visualizar Clientes (permitido);
    – Excluir Clientes (negado);
    Sendo que deve ser possível alterar qualquer um desses perfis de acordo com a vontade de um usuário com perfil de Administrador.
    Sei que existe alguns frameworks de gerenciamento de usuários por exemplo o SpringSecurity, JAAS, porém pelo que percebi eles não são muito customizáveis quanto a criação de novos perfis de acesso.

Alguém tem uma idéia?

Já pensou em implementar isso com LDAP?

Utilizando algum framework? Qual?

Com JAAS você consegue fazer isso, eu particularmente acho mais tranquilo e simples fazer via JNDI direto.

Desculpe a ignorância mas, o JAAS é apenas para aplicações WEB?

Se for, conhece algum para aplicações Desktop?

Oi wagner_a_lima,

Carinha se entendi bem o que vc está querendo vou logo lhe avisando, isso dá um trampo animal. Até onde eu sei o único framework que vai lhe ajudar é a sua inteligencia e "nóis" aqui do guj pra dar algumas dicas.

Estes frameworks que vc citou até onde eu sei eles ajudam apenas na autenticação do usuário, que já uma grande ajuda rssrsrsrs, agora os perfis de acesso vc terá que montar as estruturas de dados e todo o algoritimo para administrar a coisa toda.

Se não me engano tem um tópico aqui no forum sobre esse assunto, é de uma garota do sul mas não estou conseguindo encontrar.

Por enquanto a dica que te dou é: Não espere muito dos frameworks para resolver esta questão na totalidade, começe a botar a criatividade pra funcionar o quanto antes.

[]'s