Bom dia a todos…
estou um fazendo um sistema em jsf, e gostaria de colocar permissões de visualização de determinados botões na tela da aplicação
exemplo: “usuario comum” nao pode acessar tela de cadastro de produtos, administrador acesso total…
pretendo fazer algo simples, usando apenas o atributo rendered dos componentes, foi a primeira maneiro q imaginei…
Alguem tem alguma idéia melhor ou mais facil, será que estou jogando trabalho fora ?
gostaria de sujestões e idéia de alguem ja fez isso, obrigado desde já \o
Well,
Pelo que entendi você precisa pesquisar um atributo de tag: rendered.
Ex:
<input jsfc=?h:commandButton?
rendered=?#{usuarioControler.usuario.nome!=null}? id=?alterar?
type=?submit? value=?Alterar? action=?#{usuarioControler.editar}? />
Espero que ajude.
Abraço.
É esse o caminho mesmo.
O que você poderia fazer era algo do tipo
<SEU_COMPONENTE rendered="#{controleDeTelas.podeUsuarioVerRelatorio(usuarioLogado)}" /> Caso você esteja utilizando xhtml. [=
Obrigado pela ajuda rs,
é isso mesmo que estou fazendo, só queria saber se existe um modo mais facil, ou até mais funcional…
porque, posso estar enganado, mas tem cara de gambiarra rs
Gambiarra não. Se dois usuários de níveis diferentes (user, adm) tem que ver a mesma tela, tem que rolar isso aí.
A não ser que você queira separar por pastas e nível de acesso por JAAS (Validação de Login de Usuário com JSF e JAAS)
Outra coisa é, se você quer realmente deixar tua APP segura, não adianta apenas colocar o botão como rendered, você também deve proteger seus métodos.
Mt bom, obrigado mesmo viu…
Em algumas pesquisas que fiz vi sobre essa validão usando JAAS, mas ainda não sei mt bem do que se trata, tenho que estudar, comecei a pouco tempo com jsf…
Bem, então posso fazer de consciencia tranquila, o necessário por enquanto é só a visualização ou não dos componentes…
Mt obrigado pela ajuda…vou estudar o JAAS, para ja estar preparado quando for necessário…
obrigado e até mais \o