Controle de acesso [Resolvido]

5 respostas
W

Bom dia a todos…
estou um fazendo um sistema em jsf, e gostaria de colocar permissões de visualização de determinados botões na tela da aplicação

exemplo: “usuario comum” nao pode acessar tela de cadastro de produtos, administrador acesso total…

pretendo fazer algo simples, usando apenas o atributo rendered dos componentes, foi a primeira maneiro q imaginei…
Alguem tem alguma idéia melhor ou mais facil, será que estou jogando trabalho fora ?

gostaria de sujestões e idéia de alguem ja fez isso, obrigado desde já \o

5 Respostas

jhonatan.serafim

Well,

Pelo que entendi você precisa pesquisar um atributo de tag: rendered.
Ex:

<input jsfc=?h:commandButton?
rendered=?#{usuarioControler.usuario.nome!=null}? id=?alterar?
type=?submit? value=?Alterar? action=?#{usuarioControler.editar}? />

Espero que ajude.

Abraço.

Hebert_Coelho

É esse o caminho mesmo.

O que você poderia fazer era algo do tipo

<SEU_COMPONENTE rendered="#{controleDeTelas.podeUsuarioVerRelatorio(usuarioLogado)}" /> Caso você esteja utilizando xhtml. [=

W

Obrigado pela ajuda rs,
é isso mesmo que estou fazendo, só queria saber se existe um modo mais facil, ou até mais funcional…

porque, posso estar enganado, mas tem cara de gambiarra rs

Hebert_Coelho

Gambiarra não. Se dois usuários de níveis diferentes (user, adm) tem que ver a mesma tela, tem que rolar isso aí.

A não ser que você queira separar por pastas e nível de acesso por JAAS (Validação de Login de Usuário com JSF e JAAS)

Outra coisa é, se você quer realmente deixar tua APP segura, não adianta apenas colocar o botão como rendered, você também deve proteger seus métodos.

W

Mt bom, obrigado mesmo viu…
Em algumas pesquisas que fiz vi sobre essa validão usando JAAS, mas ainda não sei mt bem do que se trata, tenho que estudar, comecei a pouco tempo com jsf…

Bem, então posso fazer de consciencia tranquila, o necessário por enquanto é só a visualização ou não dos componentes…

Mt obrigado pela ajuda…vou estudar o JAAS, para ja estar preparado quando for necessário…
obrigado e até mais \o

Criado 8 de dezembro de 2011
Ultima resposta 8 de dez. de 2011
Respostas 5
Participantes 3