Controle de estoque

Estou desenvolvendo um projeto que tem o estoque dos produtos, porém estou com algumas dúvidas.
1-qual a melhor maneira de fazer isto, crio uma única tabela (estoque) ou faço mais tabelas (entrada e saída de estoque)?
2-como faço para armazenar a quantidade atual que tenho no estoque?
3-também tem o fato que terei uma tabela (pedidos), será que ela não serviria como a saída do estoque?
Se alguém tiver uma ideia de qual a melhor maneira de fazer.

Estoque sempre traz duvidas. Imagine se você precisasse incluir lote…

Bom, vamos lá

[quote=Dani Gomes]Estou desenvolvendo um projeto que tem o estoque dos produtos, porém estou com algumas dúvidas.
1-qual a melhor maneira de fazer isto, crio uma única tabela (estoque) ou faço mais tabelas (entrada e saída de estoque)?
[/quote]
Pense comigo, será preciso, em algum momento, mostrar o histório de produtos (entrada/saída)? Se sim, sugiro que as tabelas contemplem esta questão. Com uma única tabela fica meio difícil, embora você consiga segurar a onda, não consegue controlar a fundo.

Acredito que isso é inerente a cada produto, não? Você não vai criar uma tabela relacionamento para dizer quantos itens de um determinado produto estão no estoque.
Aí você faz da seguinte forma, entrou NF, acresce nos produtos o valor atual do estoque + o que está entrando.
Vendeu? Faz o contrário, total atual - venda.

Sim e não. Sim pois os pedidos podem se tornar vendas. Não, pois eles não são vendas.

[quote=Dani Gomes]
Se alguém tiver uma ideia de qual a melhor maneira de fazer.[/quote]

Acho que estou entendendo.
Vou tentar assim:

[quote][quote][color=red]Dani Gomes wrote:
Estou desenvolvendo um projeto que tem o estoque dos produtos, porém estou com algumas dúvidas.
1-qual a melhor maneira de fazer isto, crio uma única tabela (estoque) ou faço mais tabelas (entrada e saída de estoque)? [/color][/quote]

Pense comigo, será preciso, em algum momento, mostrar o histório de produtos (entrada/saída)? Se sim, sugiro que as tabelas contemplem esta questão. Com uma única tabela fica meio difícil, embora você consiga segurar a onda, não consegue controlar a fundo.
[/quote]
1-Farei as duas tabelas, entrada e saída.

2-como faço para armazenar a quantidade atual que tenho no estoque?[/color][/quote]
Acredito que isso é inerente a cada produto, não? Você não vai criar uma tabela relacionamento para dizer quantos itens de um determinado produto estão no estoque.
Aí você faz da seguinte forma, entrou NF, acresce nos produtos o valor atual do estoque + o que está entrando.
Vendeu? Faz o contrário, total atual - venda.[/quote]
2-Então neste caso, posso colocar um campo na minha tabela (produtos), algo como (quantidade em estoque), que irá armazenar a quantidade existente no estoque e fazer um trigger para quando entrar ou quando sair produtos?

3-também tem o fato que terei uma tabela (pedidos), será que ela não serviria como a saída do estoque?[/color] [/quote]

Sim e não. Sim pois os pedidos podem se tornar vendas. Não, pois eles não são vendas.[/quote]
3-Neste caso, só haverá a saída de fato quando for emitida a nota, então a saída de fato é a nota fiscal, certo?