Controle de fluxo

Quero pedir-vos uma ajuda:

Tenho um sevlets que controla todas as requisiçoes de um determinado site. Este servlet sabe o que deve ser mostrado no navegador atraves id que é passado. Ex: servlet?id=010131 o dois primeiros numeros indica a area (e suas configuraçoes especificas, menu, cor,css) - com isto o servlet sabe que deve chamar o arquivo html 010131.htm.
Quando um id nao é um arquivo html e sim um requisiçao no banco de dados(por exemplo), tem-se neste servlet um if. ex: if(id.equals(“012344”)) faça…

Estou pensado em fazer um servlet que para cada id tenha um metodo, isto é, cada link no site teria um metodo dentro deste outro servlet. Eliminando assim os if que existem dento do primeiro servlet. Para dentro dos metodos contruir os menus,acesso banco, chamar outros objetos, css…etc.
Duvidas:
Esta é a melhor forma de fazer? Sera que nao existe outra forma melhor de controlar fluxo?
Como o site tem muito links, o segundo servlet nao ficaria muito pessado por ter muito metodos?

Espero que tenha sido claro o suficiente
[]s

Você foi claro. Mas como pude perceber você não está utilizando nenhum framework.
Procure saber sobre MVC (Model-View-Controller) que parece exatamente o padrão para o que você quer fazer.
Ele irá controlar o que você enviou e chamar um método específico mas tudo dentro do framework para facilitar o direcionamento as views (html, jsp etc).
Eu recomendo você utilizar o WebWork.
http://www.opensymphony.com/webwork/

Boa sorte.

asouza_2000 a não ser que vc queira reiventar a roda vc pode utilizar o Struts… ele faz exatamente oq vc quer…

Obrigado Pessoal…[/list]