Controle de sessões abertas

10 respostas
W

Implementei uma classe de SessionListener e no momento da abertura da sessão faço algumas coisas. Depois que passei a usar isso, notei que logo que inicio o Tomcat, alguma vezes ele destrói uma sessão que teoricamente ficou aberta quando ele foi encerrado. Sendo assim, tem como eu pegar todas as sessões abertas em um determinado momento e destruí-las antes de parar e reiniciar o servidor?

10 Respostas

Rafael_Steil

Desde que voce tenha os ids de sessao em algum lugar, sim, voce pode fazer tal manipulacao. Voce pode colocar a manipulacao no metodo destroy() da HttpServlet ( herdado de GenericServlet ), mas eh um tanto arriscado, de qualquer maneira.

Rafael

W

Suponha que eu guarde todos os id’s de sessão em um banco. Como eu faço pra destruir as sessões? Método invalidate(session.invalidate())? E onde entra os id’s pra dizer que estou destruindo a sessão x, y, z,…etc?

Rafael_Steil

Voce nao precisa se preocupar em invalidar a sessao… o container vai estar sendo derrubado mesmo. Mas, de qualquer maneira, chame invalidate() se preferir.

Eu aconselharia guardar os ids em memoria ao inves de um banco de dados.

O que vc esta querendo fazer, mais especificamente?

Rafael

W

Como falei, algumas vezes que inicio o tomcat, que está integrado com o Apache, ele destrói uma sessão que não foi criada, ninguém abriu página alguma. Dá a entender que está sendo destruída uma sessão que ficou aberta anteriormente, isso está atrapalhando a minha contagem de usuários online. Então queria antes de parar o conteiner de pegar todas as sessões abertas e destruí-las…

Como guardaria em memória? suponha que eu tenha 5 sessões, como vou pegar cada uma e destruir?

Rafael_Steil

Acho que vc esta fazendo com uma abordagem errada. Veja, basta vc tem uma propriedade estatica em alguma classe e controlar ela:

public class ControleSessao {
    private static int totalUsuarios;

public static void incrementa() {
        totalUsuarios++;
    }

public static void decrementa() {
        totalUsuarios--;'
    }
}

entao, no teu sessionCreated(), vc simplesmente faz

ControleSessao.incrementa();

e no sessionDestroyed() vc faz

ControleSessao.decrementa();

quando vc restartar o Tomcat, a vm vai sair de memoria e entao subir rem um novo processo, fazendo com que o contador comece do zero de novo.

Rafael

W

Ok, estava fazendo com um atributo de contexto ao invés de um atributo estático. Vi o exemplo em um livro e implementei igual. Sua proposta parece mais fácil e implementei aqui…funcionou, porém o tomcat continua destruindo uma sessão antes mesmo de qualquer outra ser criada…vc nunca viu isso acontecer não?

Rafael_Steil

As sessoes tem um timeout x, que, quando acaba, o sessionDestroyed() eh automaticamente invocado.
De maneira geral nao eh motivo para voce se preocupar. Apenas certifique-se que o contador nunca fique menor que 0.

Rafael

W

…, mas é exatamente isso que tá acontecendo. No momento que a sessão “fantasma” é destruída o valor tá ficando negativo. Quanto ao time out, qdo eu paro o tomcat ele tinha que destruir todas as sessões independentemente se o timeout acabou ou não, não é isso? Afinal de contas eu estou parando o servidor e teoricamente não teria onde nem como elas sobreviverem até o próximo restart…

_fs

Bem, você pode deixar suas sessões mais personalizadas, assim, quando o sessionDestroyed for chamado, cheque se ela foi criada pela sua aplicação … caso sim, decremente o valor :smiley:

Rafael_Steil

Bom, simplesmente nao decremente se ja estiver em 0…

Rafael

Criado 8 de junho de 2004
Ultima resposta 8 de jun. de 2004
Respostas 10
Participantes 3