Controle de trsnação com spring e aspectos

6 respostas
afamorim

Pessoal,

to com um problema e queria entender porque meu controle de transação com hibernate e aspectos não esta funcionondando.

segue o codigo do application context

<bean id="transactionManager" class="org.springframework.orm.hibernate3.HibernateTransactionManager">
      	  <property name="sessionFactory" ref="metaFactory" />   
   	</bean>

<tx:advice id="txAdvice" transaction-manager="transactionManager">
		<tx:attributes>
			<tx:method name="find*" propagation="REQUIRED" read-only="false"/>
			<tx:method name="get*" propagation="SUPPORTS" read-only="true"/>
			<tx:method name="set*" propagation="SUPPORTS" read-only="true"/>
			<tx:method name="save" propagation="REQUIRED" read-only="false" />
			<tx:method name="remove" propagation="REQUIRED" read-only="false" />
		</tx:attributes>
	</tx:advice>

<bean id="aspectException" class="br.com.meta.controlDemanda.util.AspectException"/>

<aop:config>
		<aop:pointcut id="serviceMethods" expression="execution(* br.com.meta.controlDemanda.service.*Service.*(..))"/>
		<aop:advisor advice-ref="txAdvice" pointcut-ref="serviceMethods"/>

<aop:aspect ref="aspectException">
			<aop:pointcut id="controleException" expression="execution(* br.com.meta.controlDemanda.service.*Service.*(..))" />
			<aop:around pointcut-ref="controleException" method="checkException" />
		</aop:aspect>
	</aop:config>

no print do erro paça pela classe de aspectos que eu criei para testar aparece ">>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>VEIO NO ASPECTO!!!"

precisaria de mais alguma coisa que isso?

grato pela atenção.

6 Respostas

GraveDigger

Bom Dia,

Você está querendo interceptar via aspecto quando ocorrer um erro na transação ?

Qual seu objetivo exatamente? Não ficou mto claro.

Att

afamorim

Bom dia Grave,

eu estou usando o aspecto para poder fazer controle de transação.
O problema é que lanço a exception e o rollback não é executado. Queria saber se preciso fazer mais alguma configuração, pois o codigo do Aspecto que eu gerei executa.

Valeu pela ajuda

GraveDigger

Olá,

De fato é o que imaginei.

Você não precisa criar um aspect pra isso, o Spring já te provê essa funcionalidade.

Segue abaixo um trecho do meu applicationContext.xml:

<bean id="transactionManager" class="org.springframework.transaction.jta.JtaTransactionManager">
		<property name="transactionManagerName" value="java:/TransactionManager" />
		<property name="userTransactionName" value="UserTransaction" />
	</bean>

<tx:annotation-driven/>

Fazendo isso e anotando com @Transactional o(s) método(s) ou a classe toda(que é equivalente a anotar todos os métodos) surte o efeito que você deseja.

Só vale ressaltar que para que isso funcione é necessário que a classe anotada seja um componente Spring.

HTH

afamorim

Valeu Grave,

vou fazer um teste com a anotaçãoe lhe dou um retorno se funcinou como esperado.

Obrigado pela ajuda.

PS: no meu caso que uso o hibernate devo trocar o JtaTransactionManager pelo HibernateTransactionManager como já esta no meu correto?

GraveDigger

Oi,

Também estou usando Hibernate aqui, eu costumo deixar JTA pois a aplicação é web e o application server cuida disso pra mim.

Se seu ambiente for similar sugiro que você tente da mesma forma que coloquei e caso funcione faça alguns outros testes com o Manager do Hibernate.

Att

afamorim

Fala GraveDigger,

rapaz dei uma lida sobre JTA, a conifguração

&lt;Resource name="UserTransaction" auth="Container" type="javax.transaction.UserTransaction"/&gt;
	&lt;ResourceParams name="UserTransaction"&gt;
		&lt;parameter&gt;
			&lt;name&gt;factory&lt;/name&gt;
			&lt;value&gt;org.objectweb.jotm.UserTransactionFactory&lt;/value&gt;
		&lt;/parameter&gt;
		&lt;parameter&gt;
			&lt;name&gt;jotm.timeout&lt;/name&gt;
			&lt;value&gt;60&lt;/value&gt;
		&lt;/parameter&gt;
	&lt;/ResourceParams&gt;

só precisa dessa configuração do JTA? estou desenvolvendo usando JUNIT, tem como configurar sem o container web?

Valeu pela ajuda meu caro.

PS: se tiver um tutorial legal do JTA poderia me passar? não achei nenhum legal na internet.

Criado 9 de junho de 2011
Ultima resposta 9 de jun. de 2011
Respostas 6
Participantes 2