Controle de usuário aplicacao Desktop

5 respostas
glauber_rochab

Olá pessoal

preciso construir uma aplicação desktop em Java que tenha controle de usuários.

JGuard só funciona para web applications? Existe algum controle deste tipo para aplicações Desktop?

Valew…

5 Respostas

ozielneto

Desconheço a existeencia algum framework para isso…

Entretanto, voce pode usar a java.security API para definir User, Role, Group, Permission e talvez o JavaDesktop (SE 6) facilite o controle de acesso aos menus de contexto da aplicação…

Boa sorte…

rodrigopmatias

este e o grande problema de sempre usar frameworks sem querer os entender principalmente como ele funciona, veio acredito que seria muito simples fazer esta autenticação com regras de acesso e tudo mais usando o nome dos objetos JFrame e dados em banco ou mesmo em um arquivo de properties.

glauber_rochab

rodrigopmatias:

cara, sua idéia é boa, mas tem um pepino: a minha aplicação fica muito dependente deste código, ou seja, como que seria a manutenção de um formulário? Por exemplo, tem um formulário de cadastro que para determinado grupo de usuários eu tenho alguns campos e para outros não tenho estes campos. E quando eu criar outro grupo que tenha privilégios ainda mais restritos do que todos os demais…

Eu queria um framework que não ficasse muito acoplado ao meu sistema, nem que o meu sistema dependesse diretamente do framework e nem que o framework dependesse muito da aplicação. Uma camada mesmo, com criptografia, segurança, e tal (ou seja, eu queria o mundo, hehehe).

Mas tudo bem, vou continuar procurando. Se não conseguir encontrar o que estou querendo vou ter que implementar algo pra isso basedo no que eu disse antes… vai ser phoda…

Valew cara,

S

Pra você a solução é Aspecj (POA), ou melhor O principio de holywood.
Você não tem que instanciar nada na sua aplicação pra acoplar o framework, o seus Aspectos fazem isso por você!

Fiz isso ano passado com um framework de Persistência.
abraço

A

Olá, Glauber,

Estava procurando informações de como solucionar um problema bastante idêntico ao que você mencionou, e lí no post seguinte sobre o AspectJ (sei que o post é antigo, mas somente agora é que surgiu a necessidade da criação da solução).

Você conseguiu solucionar o problema das restrições com o AspectJ ou utilizou outra forma?

Estou procurando artigos, tutoriais e exemplos da utilização do AspectJ, mas não encontrei nada com respeito à Desktop. Você teria algum link ou material para disponibilizar?

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.

Augusto Cesar

Criado 20 de novembro de 2006
Ultima resposta 4 de abr. de 2013
Respostas 5
Participantes 5