Alguem aqui tem experiencia com alguma ferramenta de controle de versão para desenvolvimento de um projeto(JSP + TOMCAT)?
Atualmente utilizamos o CVS, porem eu procuro por alguma ferramenta q possibilite o rastreamento de alterações(quem fez a alteração?, qdo fez?) e uma maneira de retornar ao anterior.
Alguem pode dar sugestão, contar a expériendcia e se possivel indicar um tutorial ou artigo a respeito da ferramenta?
Se por acaso você desenvolve com Eclipse eu sugeriria o plugin Subclipse para o Subversion (http://subclipse.tigris.org), no site tem explicações para a instalação.
Se quiser usar o Subversion fora do Eclipse, pode tentar o cliente Turtoise SVN (http://tortoisesvn.tigris.org/), lembro que no site tem tutoriais explicando instalação e utilização.
Realmente, o CVS já te oferece isso. Se você mudar para, digamos, Subversion para ter acesso a outras funcionalidades vale a pena mas se apenas isso te satisfaz procure um bom manual de CVS.
Ok colegas, realmente posso estar fazendo mal uso da ferramenta CVS.
Vou tentar achar manuais a respeito dele.
Se alguem tiver sugestão será bem vinda!
PS.:Fui meio “burro” pois postei aki uma necessidade q a equipe q estou agora me passou, porém não pesquisei a fundo tal necessidade antes de procurar tal solução!Considerei q os integrantes da equipe conheciam a ferramenta. Falha minha!
O CVS já faz tudo isso que vc precisa, mas tão importante quanto o software de controle de versões é o cliente usado.
No caso do CVS, não sei que cliente a sua equipe usa, talvez por isso esses recursos não fiquem tão “óbvios”, mas se vc usar o Eclipse (melhor cliente CVS existente na minha opinião) ele já traz tudo muito bem organizado (histórico, quem, quando fez, etc.).
Willian, eu uso o Eclipse sim.
Mas nem por isso esta tão fácil assim de identificar tais recursos!
Acho q identifiquei o principal problema nosso: o fato de existir um usuário só no CVS, com o login “cvs”! Ou seja, assim não sabemos quem realmente fez a alteração. Certo?
Como incluir outros usuários?
Ai na estação de cada programador teremos de alterar o usuário e senha certo?
Vc saberia me dizer com incluir mais usuários e respectivas senhas para o CVS?
Eu li alguns documentos sobre CVS com Eclipse, mas não achei nenhum completo.
Tem algum pra indicar?
Ufaaa hehe acho q é isso!! Desculpe-me pela metralhadora de perguntas!
É que eu quero realmente aprender bastante!
[quote=rafaelghedini]o fato de existir um usuário só no CVS, com o login “cvs”! Ou seja, assim não sabemos quem realmente fez a alteração. Certo?
Como incluir outros usuários?[/quote]
A documentacao do CVS explica direitinho, mas se vc quiser uma solucao de custo zero, obrigue todo mundo no time a colocar as iniciais na mensagem de commit, do tipo:
Teu problema é que você não sabe administrar o servidor de cvs, o manual dele ensina muito bem como adicionar usuários e configurar permisões. Boa leitura.
Olá amigos!
Consegui resolver muitas dúvidas pesquisando na NET, lendo manual e tutoriais! Agora sei um pokinho sobre CVS…quem precisar de ajuda e estiver no meu alcance…estamos ai!ehhehe
Restou um dúvida:
Não existe mesmo uma maneira de travar o documento para edição??
Existe uma maneira de forçar o programador a dar um Synchronize e Update antes de iniciar seu trabalho?
Pois estas brechas do CVS geram muita confusão em uma equipe! Pelo menos na minha…hehehe
Clro que se for bem conversado e estabelecer regras de trabalho podemos minimizar os erros, mas seria melhor a ferramenta cuidar disso!
Alguem que trabalha desenvolvendo em equipe tem algo a sugerir?
Lembrando que utilizamos o Eclipse como SDK.
Abraçosss
Existe, mas seu uso eh extremamente desencorajado.
Arruma um chapeu de palhaco e forca o cara que fez check-in sem dar update antes usar ate o proximo fazer a mesma besteira
Usar software pra resolver problemas humanos numa equipe de desenvolvimento eh praticamente garantia de arrumar ainda mais problema pra cabeca.
Uma coisa que vc pode tentar, no entanto, eh usar uma ferramenta de integracao continua, como o CruiseControl + CCTray, e ver se a galera comeca a prestar mais atencao no que ta acontecendo ao redor deles