Contruindo Telas com Matisse (Netbeans) - "SOFRIMENTO"

Bom dia senhores (as).

Gostaria de uma ajuda, por acaso existe alguma lógica no design de telas usando esse layout???
Estou sofrendo muito, ao mudar algum componente, outros são modificados. Tudo é meio imprevisível,
Mexe aqui. bagunça ali.

Queria entender com ele “âncora” os componentes, e como ele decide para fazer tais "atrocidades?. rsrs

Agradeço qualquer ajuda!!

Qual o layout que você está usando???

Estou usando o matisse do netbeans com o free layout!!!

[quote=robinsonbsilva]Bom dia senhores (as).

Gostaria de uma ajuda, por acaso existe alguma lógica no design de telas usando esse layout???
Estou sofrendo muito, ao mudar algum componente, outros são modificados. Tudo é meio imprevisível,
Mexe aqui. bagunça ali.

Queria entender com ele “âncora” os componentes, e como ele decide para fazer tais "atrocidades?. rsrs

Agradeço qualquer ajuda!![/quote]

É por isso que eu não gosto de mexer com tela, design, etc… não existe lógica! :?

Mas quando eu trabalhava com desktop, usava o JGoodies Forms. Me ajudou bastante!

Eu fiz um projeto para faculdade usando o netBeans, e realmente tem que ter muita paciência.

Fiz a base de tentiva e erro, até que chegar um momento que começei a me acostumar com a ferramenta e diminuiu um pouco o sofrimento…

Existem tutoriais em videos no site da IDE sobre o martise ensinando como usar GUI e JavaFX, da uma olhada no link abaixo.

http://www.netbeans.org/kb/trails/matisse_pt_BR.html

Espero que ajude, abraço ateh +

Aprenda GridBagLayout que você vai alcançar a produtividade e vai ver tudo funcionar nos conformes.

Usando o GridBagLayout com o Matisse no Netbeans, consigo criar telas em 20 minutos no máximo.

Só pode estar de brincadeira. http://madbean.com/anim/totallygridbag/

Hehe… conheço esse link ^^

Cara… aprenda o MigLayout e faça suas telas na mão.

Bom utilizo netbeans a algum tempo e te digo: Fazer tela na mão é importante em fase de aprendizado, mas em projetos sérios acredito que é desnecessário ter que fazer na mão pois existem questões mais importantes para analisar. Quanto a fazer telas no netbeans é questão de costume eu atualmente utilizo o group layout que é dele e não vejo problemas.