Convenções de código em Java

Olá a todos.

Meu nome é Guilherme e apesar de gostar muito de Java, sou programador profissional em C/C++ não em Java :frowning:

É bem provável que alguém já tenha colocado essa pergunta aqui no fórum, mas como eu não encontrei, não custa nada perguntar e responder novamente.

Eu já li este documento da Sun sobre convenção de código:

http://java.sun.com/docs/codeconv/

mas eu achei ele meio fraco.

Em C/C++ eu uso uma convenção chamada “notação húngara”, que define coisas do tipo:

• no nome da variável membro um “m_”;
  • o tipo da variável ou do objeto no nome de qualquer variável;
  • um “C” antes do nome das classes e um “I” antes do nome das interfaces;
    e assim por diante.

Por exemplo, uma classe Java normal seria:

public interface MinhaInterface {
    public void meuMetodoAbstrato();
}

public class MinhaClasse {

protected Tipo1 atributo1;
    protected Tipo2 atributo2;

public void meuMetodo(Tipo1 argumento1, Tipo2 argumento2) {
        Tipo2 variavelLocal1;
        Tipo3 variavelLocal2;

atributo1 = argumento1;
        atributo2 = argumento2;
    }

}

Já com a notação húngara, ficaria assim:

public interface IMinhaInterface {
    public void meuMetodoAbstrato();
}

public class CMinhaClasse {

protected Tipo1 m_atributo1;
    protected Tipo2 m_atributo2;

public void meuMetodo(Tipo1 _argumento1, Tipo2 _argumento2) {
        Tipo2 variavelLocal1;
        Tipo3 variavelLocal2;

m_atributo1 = _argumento1;
        m_atributo2 = _argumento2;
    }

}

Facilita por exemplo no seguinte:

• tirar as referências “this”;

• evita confusão entre o nome de parâmetros, atributos (variáveis membro) e variáveis locais.

• evita confundir interfaces com classes;

• em muitos casos pode-se saber de antemão o tipo da variável, por exemplo:

// Ao invés de usar:
String numero1 = JOptionPane.showInputDialog("Digite um numero");
int numero2 = Integer.parseInt(numero1);

// pode-se usar: