Bom dia pessoal do GUJ.
Gostaria de compartilhar com vocês uma dúvida minha.
O processo de inscrição para o mestrado da UFPE tem seu início agora em Setembro e estarei me candidatando a uma vaga.
Sou formado em Ciências da Computação e minhas áreas de interesse são IA, Visão Computacional e Robótica.
Os títulos para os possíveis pré-projetos foram postados no site do Cin - UFPE (Centro de Informática da UFPE). Minha escolha foi o título Sistemas de Reconhecimento de Contexto, relacionado as áreas de Processamento de Imagens, Visão Computacional e Inteligência Artificial. Este projeto visa desenvolver tecnologia para um sistema reconhecimento, busca e extração de ações em vídeo.
Em fim, a questão é: - “Como ter o primeiro contato com o professor ?”
Como chegar de forma eficiente para conversar com ele deixando-o a par que você esta interessado em sua linha de pesquisa? Normalmente esse processo fica mais fácil quando um dia você já foi aluno de um professor que você quer como orientador. No meu caso eu não conheço esse professor.
Vou ter que elaborar um pré-projeto para participar do processo de seleção. Então dessa forma gostaria de saber também se seria uma boa legal entrar em contato com o professor para trocar alguma ideia sobre o pré-projeto ou simplesmente elaborá-lo e submetê-lo ao processo de seleção.
Pessoal que já passou por uma situação parecida e professores que entendam essa situação ajudem ai, ok?
Agradeço a atenção de todos.
Olá julierme.silva,
Olha, a minha dica é: vá na cara de pau e converse com o professor via e-mail. Explique que você se interessa pela área, com o que você já trabalhou, o que gostaria de trabalhar e, quem sabe, até pedir de referências de artigos da área.
O máximo que pode acontecer é dizer um não, que não tem interesse em orientar você, e, se for esse o caso, procure outro.
Acho que não tem segredo.
É um pouco complicado essa situação.
Mandei um único e-mail para o professor faz umas duas semanas. Porém a universidade esta de férias. As aulas começam dia 8 de Agosto. Eu meio que me arrependi de ter enviado esse e-mail agora. Lógico que ele não quer se envolver com assuntos da universidade estando de férias.
Gostei muito da linha de pesquisa do cara. Espero não ter criado uma impressão negativa por estar entrando em contato com ele nesse período.
"[color=blue]Bom dia professor XXXXX.
Sou candidato a Mestrando da UFPE e estou muito interessado nos títulos propostos pelo senhor, Reconhecimento de pedestre e Reconhecimento de contexto. Meu foco de estudo são as áreas de Inteligência Artificial e Visão Computacional. Existiria a possibilidade de conversarmos mais sobre o assunto?
Estou para dar início a elaboração do pré-projeto e gostaria muito de trocar algumas idéias com o senhor.
Agradeço a atenção[/color] "
Meu e-mail como pode ser visto não poussiu muitos detalhes para não cansar ele logo de cara. Pensei em fazer isso em outra oportunidade.
Não tem muita lógica na pessoa elaborar um pré-projeto sem conversar com um orientador antes. Esta certo que no documento postado no site da universidade com as propostas para a dissertação do mestrado faz um introdução sobre o estudo da arte, deixa claro o objetivo central do projeto e área de atuação de cada proposta.
Mas essas informações só irão fazer você enxergar se uma determinada proposta bate com seu perfil.
Tendo um orientador será possível estabelecer onde dentro do projeto você pode se encaixar, encima de que problema você irá trabalhar e qual meta você tem em vista alcançar. A final de contas você será um contribuinte do projeto não o idealizador dele, que nesse caso é o professor.
Na espera pelo retorno do professor. Nem que seja um retorno negativo.
Tensa essa espera viu.
Eu doido para adiantar serviço. Já li mil formas de se fazer um pré-projeto inclusive se alguém quiser indicar algum matérial sobre a elaboração desse documento esta valendo.