Bom dia pessoal do GUJ.
Gostaria de compartilhar com vocês uma dúvida minha.
O processo de inscrição para o mestrado da UFPE tem seu início agora em Setembro e estarei me candidatando a uma vaga.
Sou formado em Ciências da Computação e minhas áreas de interesse são IA, Visão Computacional e Robótica.
Os títulos para os possíveis pré-projetos foram postados no site do Cin - UFPE (Centro de Informática da UFPE). Minha escolha foi o título Sistemas de Reconhecimento de Contexto, relacionado as áreas de Processamento de Imagens, Visão Computacional e Inteligência Artificial. Este projeto visa desenvolver tecnologia para um sistema reconhecimento, busca e extração de ações em vídeo.
Em fim, a questão é: - “Como ter o primeiro contato com o professor ?”
Como chegar de forma eficiente para conversar com ele deixando-o a par que você esta interessado em sua linha de pesquisa? Normalmente esse processo fica mais fácil quando um dia você já foi aluno de um professor que você quer como orientador. No meu caso eu não conheço esse professor.
Vou ter que elaborar um pré-projeto para participar do processo de seleção. Então dessa forma gostaria de saber também se seria uma boa legal entrar em contato com o professor para trocar alguma ideia sobre o pré-projeto ou simplesmente elaborá-lo e submetê-lo ao processo de seleção.
Pessoal que já passou por uma situação parecida e professores que entendam essa situação ajudem ai, ok?
Agradeço a atenção de todos.
Olá julierme.silva,
Olha, a minha dica é: vá na cara de pau e converse com o professor via e-mail. Explique que você se interessa pela área, com o que você já trabalhou, o que gostaria de trabalhar e, quem sabe, até pedir de referências de artigos da área.
O máximo que pode acontecer é dizer um não, que não tem interesse em orientar você, e, se for esse o caso, procure outro.
Acho que não tem segredo.
É um pouco complicado essa situação.