Conversão de String para Entidades e Vice Versa em formulários HTML

4 respostas
cereb

Olá, boa noite.

Minha dúvida é sobre tecnologias relacionadas a conversão de tipos, em especial aquelas capazes de transformar os valores de um formulário html para objetos java (entidades persistentes, por exemplo).
Já andei lendo sobre ognl (já vi ognl funcionando parcialmente com essas funcionalidades) e os converters do spring 3 mas gostaria de saber a opnião de quem usa isso na prática.

O que eu preciso fazer é algo parecido com isso:

No html:
<input name=“Pessoa.nome” …
<input name=“Pessoa.dataNascimento” …
<input name=“Pessoa.endereco.rua” …
<input name=“Pessoa.endereco.bairro” …
<input name=“Pessoa.endereco.cidade” …
<input name=“Pessoa.animais[0].nome” …
<input name=“Pessoa.animais[1].nome” …
<input name=“Pessoa.animais[2].nome” …

E no servidor, ser criado um objeto automaticamente, com os dados informados. Onde Pessoa é uma classe java, endereco e animais são atributos dessa classe cujos tipos são Endereco e Set, respectivamente. Os atributos nome e dataNascimento de pessoa podem ser do tipo String e Date, respectivamente.

Alguém já trabalhou com algo parecido?

4 Respostas

Mikhas

O VRaptor faz isso com a mão nas costas! Acredito que use OGNL.

cereb

Pois é, eu já vi funcionando com ognl. Minha esperança é encontrar algo que possa ser usado separadamente de frameworks web como vraptor ou qualquer outro. Eu estou trabalhando em um framework para geração de aplicações empresariais e gostaria de ser o mais independente possível de frameworks mvc existentes hoje no mercado. Mas se o vraptor possui essa funcionalidade, então ele de cara já é um grande candidato.

Já vi o que o grails também tem essa funcionalidade, mas não queria fugir da linguagem java.

Alguém conhece outro framework que faça isso sem configuração ou programação extra?

Mikhas

Não ententi muito bem ?!?!?

Você ja tentou usar o OGNL separado? Sem ser em um framework? Digo, isso é o bastante para ti?

cereb

Mais ou menos. Eu já participei de um projeto com Struts2 onde foram desenvolvidos Converters em com OGNL para entidades. Por exemplo, se no servidor chegasse algo como Pessoa.id=100, o Converter transformava isso no objeto correspondente e vice-versa.

Eu estou procurando por outras alternativas para fazer uma comparação.

Criado 10 de abril de 2011
Ultima resposta 11 de abr. de 2011
Respostas 4
Participantes 2