Conversão de tipo

PessoALL.

Estou com uma duvida sobre conversão de tipos:

Estou desenvolvendo uma package com as classes:

• Uma classe implementando o pattern Singleton para obter a conexão
    com o banco de dados.

• Uma classe onde tera os metodos de consulta, alteração e inclusão e
    deleção de dados. (Essa camada sera usada para como intermediario das
    classe DAO, implementando metodos executeQuery e executeUpdate, sendo que para esses metodos, sera passada por parametros o SQL (String) e um List de parametros (Usarei o PreparedStatementet) para facilitar as minhas consultas. O List de parametros sera em cima de uma classe de parametros de consulta que possuira os campos Tipo(int) onde contera o tipo do parametro (Int, String, Float e etc) e valor(String) onde
    contera o valor do parametro. Quando descarregar a Lista, sera verificado o tipo (1, integer, 2 string, 3 … ) de acordo com o tipo sera setado no preparedstatement o tipo do parametros SerString, SetInt , etc. Mas o problema, como eu passo somente string eu preciso converter para o tipo do parametro. Existe uma forma que eu possa resolver esse problema de tipo ?

Você quer fazer uma classe completamente genérica? Ou você sabe o tipo de objeto que o método receberá?

A classe evai ser generica mesmo, pretendo usa-la em outros projetos. Quem vai determinar o tipo dos parametros vai ser a minha classe DAO.

Sds.