Conversão

Oi Pessoal, preciso converter número em letra e letra em número, alguém sabe como fazer isso?

Lislaine

voce quer converter um numero numa String?
basta fazer

int numero = 123; String texto = numero + "";
concatenando qualquer tipo primitivo com String vazia("") transforma aquilo numa String.

pra fazer o oposto, transformar uma String em numero você faz:

String numerica = "123"; int numero = Integer.parseInt(numerica);
lembrando que o metodo parseInt lanca uma excecao, NumberFormatException, se nao tiver apenas digitos numericos na String.

espero ter ajudado

Bem, acho que nao expliquei direito, o que eu quero eh achar a sua letra equivalente, tipo, o numero 1 passar pra A, o 2 pra B…e assim por diante.

se der você pode colocalos num array, onde o indice serviria como o “numero” que voce diz, e o conteudo seria a letra.

um outro metodo é usar o codigo do caractere, por exemplo:

int carac = 'a';

de a minusco a z minusculo ha uma ordem, bem como de A maiusculo a Z maiusculo, mas acho esse jeito bem complicado…

uma outra forma seria usar a classe Map, ou HashMap, mas apenas sei que elas fazem isso, so nao sei usar…=P melhor voce dar uma consultada na API.(http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/java/util/Map.html)

espero ter ajudado

Olá Lislaine,

não sei se entendi bem, mas acho que vc quer saber, por exemplo, qual caracter é representado pelo número 65, nesse caso o ‘A’. É isso ?

se for esse o caso vc deve proceder da seguinte forma: Atribua a uma variavel char o código ascii do caracter.

char c = 65;
System.out.println(c);