"Convertendo" de access para o NetBeans

Bem, no meu programa de access, eu tenho uma combo box, e de baixa da combo tem um quadro, na combo box tem o nome de algumas tabelas, e quando seleciono uma delas, no quadro mostra o conteúdo da tabela selecionada, e estou revirando internet a fora e não encontrei nada q pudesse me ajudar a fazer isso no NetBeans…
Segue anexo do programa em access:

BF.zip (282.3 KB)

Ninguém que poça me ajudar?

Amigo, 1º coisa - Netbeans é uma IDE, sendo assim nem é possível comparar com o excel da maneira que você descreveu. Por isso ninguém te respondeu.

Seu programa que você diz ser “access” não conheço muito mas acho que é escrito em VBA (acho);
O Netbeans vai criar seu novo programa que será escrito em Java (acredito);
Sendo assim suas perguntas devem ser sobre Java e não sobre Netbeans. Mas vou tentar te ajudar.

O access é basicamente um banco de dados, e sua combobox tem um evento que sempre que for acionado e for selecionado um novo registro preenche a tabela abaixo da combobox com as informações da tabela com as informações que existe no access.

O mesmo que foi descrito acima deve ser feito no Java.

• 1º desenhe a tabela e o combobox no netbeans da maneira que você deseja;
  • 2º crie uma conexão com o banco de dados;
  • 3º Adicione um listener no combobox que preenche a tabela;

Ninguém basicamente vai te ajudar do jeito que você perguntou, acredito que o passo 1 é bem fácil de fazer, realize e ao tentar fazer o passo 2 olhe na internet pois tem vários exemplos e tente implementar.

Garanto que mesmo se você não conseguir executar você trará pra gente linhas de códigos, e é ai que a gente entra pra te ajudar… Abraços :slight_smile: