Converter dados na hora de gravar no banco de dados?

Fala ae galera!

Como eu faço para converter um dado antes de gravar no banco?

Eu preciso pegar uns dados String da tela e gravá-los no banco de dados como char e como decimal.

Como posso fazer isso?

Bom dia.

Se você não restringiu ou controla o tamanho de suas Strings no código não há necessidade de converter para char, caso contrário, terá que “desmembrar” a String da forma que achar conveniente. Em relação ao decimal, ai necessita ver de quantas casas após a virgula você quer usar e etc, mas em outras palavras seria assim:

BigDecimal decimal = new BigDecimal("10.5");

Podes usar o DecimalFormat para formar o decimal como quiser. Espero ter ajudado.
Abraços.

E só para não passar batido na questão da conversão (no caso do char), vc também pode usar o “cast”, ex:

String texto = "TEXTO A SER FORMATADO";  //até aqui beleza...
char caracter = (char)texto; //aqui houve a conversão (forçada), mas corre o risco de só ser atribuído o primeiro caracter do texto

Pra ser sincero não realizei esse teste, até porque creio que esse recurso de conversão não seja muito utilizado, porém faz parte do java e pode ser um recurso para sua necessidade.

Na verdade o cast, pelo pouco que estudei… serve para atribuirmos valores para outras variáveis de um tipo “inferior” eu diria.

Espero ter ajudado, flw abraço