Pessoal, preciso converter em java, arquivos .doc (word) para PDF.
Já li em muitos fóruns nacionais e internacionais, pessoal sugere muitas bibliotecas, frameworks wrappers, mas os únicos que funcionam dependem de se ter na maquina instalado o OpenOffice.
Eu preciso de uma solução que não dependa do OO.
No máximo posso utilizar libs para o projeto, que é um projeto web. Já tentei o iText, mas ele não mantém a formatação.
Alguem pode me dar uma ajuda?
Obrigado.
Isso aqui vai ter ajudar:
http://code.google.com/p/indic-jasper/
Ele usa o OpenOffice (só jar/lib, não precisa ter instalado) pra gerar os PDFs. Na realidade, ele usa a engine do JasperReports; o projeto anda meio parado, mas funciona bem. Vai que é lindeza.
Abraço!
leo, seria pedir muito um exemplo de conversão de um arquivo .doc para um arquivo .pdf?
Na “usage” descrita no site , ele fala pra simplesmente modificar o import do PdfExporter. Na verdade eu não estou usando o iReport, nem jasperReports, meu arquivo é assim:
Tenho um Contrato.doc, nele tenho as variáveis que eu substituo usando Apache POI. Salvo uma cópia do arquivo e preciso que esta cópia (já preenchida devidamente) seja convertida para CopiaContrato.pdf
Esta lib faz isso? Ou preciso ter um arquivo tipo relatório feito com jasper reports para só então exportar?
Obrigado pela ajuda!
Opa!
Cara, então isso não vai te servir, não. Isso pra uso com relatórios gerados pelo Jasper, mesmo.
Só por curiosidade: que parte da formatação ele tá perdendo? Imagens, fontes, o que?
Abraço!
Então, imagina o Contrato assim:
CONTRATO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Por meio deste contrato, fica conhecido como CONTRATANTE Fulano da Silva e CONTRATADO Empresa Doida Ltda.
Este contrato é um exemplo de um contrato que deveria ser convertido de word para pdf.
O contrato firma um acordo entre MS Word e PDF.
Este seria no word, com todos parágrafos certinho, tabulação, etc.
Já no PDF ele fica assim:
CONTRATO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Por meio deste contrato, fica conhecido como CONTRATANTE Fulano da Silva e CONTRATADO[/b] Empresa Doida Ltda. Este contrato é um exemplo de um contrato que deveria ser convertido de word para pdf. O contrato firma um acordo entre MS Word e PDF.
Bem, eu achei várias bibliotecas/frameworks mas pagos, e pra uma tarefa apenas, realizar esta conversão são suficientes, mas não justifica a licensa de 600 dólares para um projeto apenas.
Este é o meu problema, estamos tentando a conversão usando apache poi + itext.
Se souber de alguma forma para me ajudar.
O projeto que estou tentando se chama JWordConvert. Mas ele é caro a licensa.
Aguardando…
É, complicou. Podes fazer isso com o Jasper, mandando um ImputStream e exportando esse Stream pra PDF depois. Mas eu tô aqui pensando alto, não sei até que ponto realmente é difícil.
O iText é uma ferramenta Open Source; boa hora pra contribuir contigo mesmo e com a comunidade.
Tem meu gtalk / msn aí no perfil. Se estiver disposto a fazer essa funcionalidade no iText, eu também me disponho a ajudar. Tô mesmo procurando um bom projeto pra contribuir.
Abraço!
leo, eu desisti de procurar e acabei utilizando a solução de instalar o OpenOffice no servidor, rodar como serviço em segundo plano e utilizar o framework jodconverter.
O código dele é muito simples e rápido. Cansei de ficar quebrando a cabeça hehehe
Mas valeu cara!
Por toda ajuda!