Converter number e ajax não funciona após um rendered

Pessoal,

Estou com o seguinte problema eu tenho um SelectOne menu onde o usuário seleciona o modelo do contrato

<p:selectOneMenu id="idModeloContrato" value="#{contratoBean.contratoTemp.modeloContrato}"
				valueChangeListener = "#{contratoBean.selecionaModeloContrato}">
		<f:ajax render="@form"/>
		<f:selectItems value = "#{contratoBean.modelosContratos}"/>
</p:selectOneMenu>

Dependendo do modelo selecionado ele ira mostra o seguinte campo (atravez do rendered)

<p:outputLabel for="parcela"  value = "Valor Contrato: " 
	   rendered="#{contratoBean.contratoTemp.modeloContrato == 1}"/>
<p:inputText maxlength="15" size="20" id="parcela" required="true" value="#{contratoBean.c2008.valorContrato}"  requiredMessage="Preencha este campo com o valor do contrato"
        	rendered="#{contratoBean.contratoTemp.modeloContrato == 1}">
	<f:convertNumber pattern="#,##0.00" currencySymbol="R$" type="currency"  maxFractionDigits="2" locale="pt_BR"/>  
        <p:ajax update="parcela, messages" process="parcela" event="change" />  
        <f:validator validatorId="MoedaValidator"  />  
 </p:inputText>

O problema é que depois de renderizado o campo o convertNumber não funciona? isto é, o usuário digita os números e eles não são “formatados” e se eu excluir o rendered a formatação funciona normalmente
alguem pode me dar uma luz?

nenhuma dica???
ja procurei em todo o mundo virtual e não encontrei uma resposta: (

(desculpem ai pela insistencia, já pensei em tantas possibilidades que não consigo mais pensar em nada)…

Tenta trocar o retorno disso #{contratoBean.contratoTemp.modeloContrato} pra booleano.

Obrigado pela resposta!

bom o problema não é no rendered… o rendered funciona direito

o problema é que o resultado do rendered começa como “false” e após alterar o valor do selecOneMenu ele se torna verdadeiro e ele mostra o componente input text
porém o converterNumber não funciona.