Juro que pesquisei hoje o dia todo na net e, como usuário iniciante de Java (to migrando do VB por causa do trabalho, mas não sou profissional do ramo) estou encontrando algumas dificuldades qye devem ser café pequeno para os mais experientes que a seguinte:
Numa das telas do meu projeto inseri uma caixa de combinação que, a princípio, será editável, para que o usuário digite determinada informação (nome da empresa) caso a mesma não esteja na lista, que será recuperada de um banco de dados. Gostaria de restringir a digitação a apenas caracteres maiúsculos ou convertê-los para tal quando o objeto perder o foco.
Qual a melhor forma para fazer isso? (pesquisei e cheguei perto com toUpperCase mas não consegui implementar corretamente).
Esqueci de dizer que se você quiser ir convertendo enquanto o usuário digita de uma pesquisada sobre o KeyListener…
Att…
davidbuzatto
Olá
A solução não é muito simples, mas o código abaixo faz o que vc precisa.
Na verdade vc vai precisar criar um novo Document para seu componente que implemente essa regra.
No código abaixo, criei um novo JTextField (UpperCaseField) que já faz a implementação do document.
/** * * @author David Buzatto */publicclassUpperCaseFieldextendsJTextField{protectedDocumentcreateDefaultModel(){returnnewUpperCaseDocument();}staticclassUpperCaseDocumentextendsPlainDocument{publicvoidinsertString(intoffs,Stringstr,AttributeSeta)throwsBadLocationException{if(str==null){return;}char[]upper=str.toCharArray();for(inti=0;i<upper.length;i++){upper[i]=Character.toUpperCase(upper[i]);}super.insertString(offs,newString(upper),a);}}}
Para instanciar seu JTextField vc faria:
JTextField campo = new UpperCaseField();
Caso vc esteja utilizando o NetBeans, selecione seu campo, e na aba de propriedades, escola a aba code.
Lá vá no custom creation code e insira new UpperCaseField();
Até mais!
Felipe.JavaMan
Cara, deve ter outras formas mais elegantes para fazer isso + vou tentar te ajudar com a que eu sei, veja bem: