Converter tipos variáveis com hibernate

Pessoal, estou utilizando o Hibernate no meu projeto e eu tenho uma consulta onde recebo alguns parâmetros e monto minha Query. Esses parâmetros chegam para mim como String. É possível converte-los para seus tipos originais automaticamente? Há alguma opção desse tipo no hibernate?

Obrigada

Da mesma forma que você recebe esses parâmetros como String, poderia recebê-los em forma de Object

drsmachado,

Em primeiro obrigada por responder.

Tentei fazer da forma que vc havia dito, porém quando seto ele, ele chega à minha query como um Object, ou seja, não pega o valor do meu atributo. Sabes o que pode ser?

[quote=dsystem]drsmachado,

Em primeiro obrigada por responder.

Tentei fazer da forma que vc havia dito, porém quando seto ele, ele chega à minha query como um Object, ou seja, não pega o valor do meu atributo. Sabes o que pode ser?[/quote]
Bom, como string, não há meios de converter para o tipo origem, digamos assim.
Já como object, você pode analisar a qual tipo ele pertence e convertê-lo, obtendo, assim, os atributos que precisa.
Mais ou menos assim

public class ValidarObjeto{
  public void insere(List<Object> inseridos){
    for(Object o : inseridos){
      if(o instanceof String){
        //faz algo aqui
      }else if(o instanceof MinhaClasse){
        //faz outra cosia
      }else if(o instanceof OutraClasseQueEuTenho){
       //faz outra coisa aqui
     }
    }
  }
}

Também ajudaria postar o método e o objetivo de passar esses parâmetros, quem sabe não nos esclarece o que fica melhor.

drsmachado,

Vou te explicar o que estou tentando fazer…

Eu estou utilizando jqgrid e estou fazendo a parte de filtro. O que eu estou tentando fazer é pegar os dados do meu filtro e enviar para o meu DAO… O meu DAO é generico, por isso, não posso “chumbar” os tipos dos parâmetros passados.

Deu pra entender? Ficou confuso?rs