Converter uma string para float

Seguinte… tenho uma classe cliente onde tem uma propriedade do tipo inteiro, e tenho um formulário onde tem o jtext. Em um botão do formulário criei uma instancia da classe cliente e estou tentando atraves do evento click do botao no formulario atribuir o valor do jtext para para a propriedade mas está aparecendo uma messagem de erro. Já tentei converter mas não consegui. Segue o que estou tentando fazer.

Cliente cliente = new Cliente();
cliente.setIdade(txtIdade.getText(); o erro apareçe aqui

já tentei cliente.setIdade((int)txtIdade.getText()); e não conseguir. Alguém tem alguma dica?

Att,

Ricardo

tente assim:

cliente.setIdade(new Integer(txtIdade.getText()).intValue());

Cara pra cada um dos tipos primitivos há um objeto wrapper que possui, além de outros métodos, um método responsável por realizar o parsing de string para o tipo primitivo em questão. Por exemplo:

Integer.parseInt(string)
Double.parseDouble(string)
Float.parseFloat(string)
Boolean.parseBoolean(string)

2 curtidas

Opa… valeus pelas dicas. E para data como faço? O valor deverá ser digitado em jtext no formato dd/mm/yyyy?

Att,

Ricardo

Use o SimpleDateFormat:
http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/api/java/text/SimpleDateFormat.html

[quote=brunogamacatao]Cara pra cada um dos tipos primitivos há um objeto wrapper que possui, além de outros métodos, um método responsável por realizar o parsing de string para o tipo primitivo em questão. Por exemplo:

Integer.parseInt(string)
Double.parseDouble(string)
Float.parseFloat(string)
Boolean.parseBoolean(string)
…[/quote]

Então por que não consigo converter uma string para float e inserir no banco?

[code]String preco2;
float preco;
preco2 = fieldPreco.getText();
preco = Float.parseFloat(preco2);

/* Excessões: NullPointerException: For input String “1,00”
*/[/code]

Eu queria que eu digitasse no field com uma vírgula e inserisse na tabela do banco com um ponto.
Como converto deste modo?

Obrigado.

Pesquise por replace ou replaceAll da classe String. Com isso irá conseguir trocar…