Cookies melhora o desempenho de acesso?

Boa tarde pessoal

Gostaria de saber se ao criar cookies no meu sistema, isso pode tornar mais rapido o acesso ao longo do tempo?

Obrigado

Como cookies são armazenados pelo cliente eles são geralmente usados para aramazenar informações menos importantes que podem ser perdidas ou geradas novamente, sua maior vantagem é que por vir do navegador do cliente você não precisa procurar a informação no seu banco de dados ou gera-la no seu servidor, e sua desvantagem é que se o usuario apagar os cookies do seu navegor ou usar um navegor ou maquina diferente você não ira recebe-lo tendo que gerar o seu valor novamente e envia-lo ao cliente.

[quote=josivanl]Boa tarde pessoal

Gostaria de saber se ao criar cookies no meu sistema, isso pode tornar mais rapido o acesso ao longo do tempo?

Obrigado[/quote]Você poderia usar as duas abordagens. Vá ao DB caso o usuário não tenha o cookie x, e se tiver valide o que tiver que validar.

Mas uma consulta para valiar 1 usuário não impacta a aplicação. [=

Usar cookies pode até ser mais rápido, mas no meu ponto de vista não vale a pena usa-los.
É mais vantagem consultar no banco para validar o usuário isso geralmente não impacta performance no sistema.

Até onde sei, cookies são transmitidos a cada requisição para o servidor.

Imagine que você tenha chamadas ajax, por exemplo.
Em cada chamada, todos cookies daquele domínio vão juntos.

Isso significa que se você começa a por muita informação em cookie, você pode aumentar o volume de tráfego, deixando mais lento.

O conceito de viewstate é semelhante a isso.
A principio achou-se uma boa idéia manter no cliente o estado da página, não precisar gerar novamente.
A medida que essa viewstate cresce porém, você acaba tendo perda de perfomance ao invés de ganho.