Desenvolvi um sistema para uma rede de quase 1.000 franquias.
Uma parte das franquias do RJ começou a usá-lo tem 2 anos.
Este mês ao saber do sistema. A Franchising pediu ao seu grupo de TI para desenvolver algo semelhante (ou igual).
Esse tipo de sistema não existia na rede.É um sistema muito útil e complementar ao atual sistema deles. A partir do meu sistema foi que surgiu a “idéia” deles desenvolverem algo semelhante.
Porém no ano passado registrei o sistema no INPI (Instituto Nacional de Pesquisas Industriais), tenho recibos de pagamento, provas (banco de dados on-line). Como devo proceder? Entro com um processo?
Alguém já passou por algo semelhante?
Obs.: Esse tema de patentes inclusive já foi postado por mi (através do moderador) na parte de notícias.
Se estiver claro que sua patente foi burlada, vá até o escritório de patentes onde vc registrou sua patente e peça um auxilio, se feito direto no INPI ligue diretamente para lá.
[quote]Patentes de software não fazem o menor sentido.
[/quote]
Na verdade só patenteiam o código fonte, mas de acordo com o pessoal dos escritorios de patentes, parece que dá para patentear as funcionalidades/metologias. Se bem que eu acho inválido, porque patente só serve para coisas concretas isso no meu conceito.
Pois bem, se a empresa copiou na cara de pau as funcionalidades do meu sistema (que tenho certeza que algumas sim pis o sistema é muito abrangente) tenho argumentos de levar isso pra justiça certo?
Software acho que é uma coisa dificil de ser patenteada, agora proteger o código fonte tudo bem. Se fosse assim a respeito de se criar software únicos, todo mundo teria que estar pagando multa em relação a isso, Existem diversos softwares iguais que uma empresa ou pessoa lança aquele software no mercado ai vem outras pessoas e fazem outro semenlhante. Como acontece com Antivirus, útilitarios, sistemas comerciais entre outros diversos sistemas
Não.
O fato de implementarem um sistema que faz o mesmo que o seu não é quebra de patente (vide OppenOffice, Office)
A quebra só acontece se usaram o seu codigo ( que é o que vc patenteou).
Existe algo difernte da patente chamado de direito de autor. Ai não sei os detalhes, mas se vc provar que foi o autor do trabalho original e que o sistema novo faz a mesma coisa, em tese, vc pode cobrar royalities de autor.
direito de autor é difernete de patente. Todos os autores sempre têm direito de autor ( a menos que o vendam, claro)
Bom, como o pessoal falou, o melhor é você se informar com o próprio pessoal que registrou a patente sobre isso.
Maas, eu tive aula de legislação de informática na faculdade e uma das coisas que me lembro de ter ouvido do professor é que não constitui quebra de patente copiar as funcionalidades de um sistema.
Talvez eu tenha entendido errado, mas acredito que fazer um sistema que as mesmas funções de outro (e apenas isso em comum) não é ilegal…
[quote=sergiotaborda]
Existe algo difernte da patente chamado de direito de autor. Ai não sei os detalhes, mas se vc provar que foi o autor do trabalho original e que o sistema novo faz a mesma coisa, em tese, vc pode cobrar royalities de autor. [/quote]
É verdade eu queria patentear algumas funcionalidades de sistema e fui falar com o pessoal da area. O Carlos Mazei presidente de uma associação de invetores me disse, que era pra registrar-me como autor que ele dava um jeito.
Não fiz porque não tinha dinheiro na epóca.
Mas vai saber se eu ia só jogar dinheiro fora, vai que não vale de nada!
[quote=feaupi]Vocês devem imaginar como eu devo estar revoltado :x !
O sistema não existia pra eles e eles resolveram fazer algo igual ao meu!!!
:x :x :x :x :x :x [/quote]
eu entendo a sua revolta,
mas se eu vejo um sistema de controle de estoque funcionando de tal maneira em algum lugar e desejo fazer o meu igual… sem roubar codigo … qual é o problema?
desculpa ai cara… nao é a intencao tirar sarro … voce foi criativo em descobrir um nicho e investiu na ideia… mas infelizmente acho que vc nao pode fazer nada qto a isso… imagina o cara que montou a primeira lan house do Brasil … será que ele iria processar todos os outros que copiaram a sua ideia original de fazer isso?
Cara, talvez eu não tenha entendido direito mas não dá pra vc ver este tipo de coisa como uma especie de possível oportunidade de negócio não? Se o sistema que vc desenvolveu for realmente muito bom e souberem de sua existencia (autoria) certamente irão lhe convidar para “ajudar” nos pontos críticos da idéia (regras complexas, performance etc…), isso se eles tiverem uma baita cara de pau; mas quando o assunto é dinheiro, especialmente muito, alguns detalhes talvez devam ficar de lado ou mesmo para traz. Pra quê brigar se dá pra compartilhar.