Copiaram meu sistema! MAs está patenteado o que faço!

[quote=feaupi]Obrigado a todos pela contribuição no tópico.
Fiquei chateado pois agi de uma forma honesta e transparente com a rede e eles estavam agindo por “trás das cortinas”. Cogitei na época com um franqueado que eu iria levar pra outras redes. Ele disse: - Não faça isso! São nossos concorrentes.

MAs, é isso, vivendo e prendendo!!![/quote]

Perai!! A mesma rede que está utilizando o seu sistema que quer desenvolver um novo??? Por que eles fariam isso? Ficaria muito mais caro para eles desenvolverem outro.

Nesse caso tente descobrir qual o motivo deles para desenvolver um novo. Derrepente não estão satisfeitos com seu sistema, derrepente não estão satisfeitos com o seu atendimento. Descubra e saiba como melhorar para não perder o cliente.

a verdade é que eles vão pegar o meu sistema e incluir em um novo módulo do sistema deles. Porém com outra empresa.

[quote=cmoscoso][quote=feaupi]Imaginem se estou chateado…
são só 2 anos de desenvolvimento…só isso… :x
só isso… :x
[/quote]

Uma coisa nao ficou clara. Vc levou 2 anos pra fazer o que eles levaram 1 mes?[/quote]

É bem diferente 1 pessoa do que uma equipe de 10 pessoas não?

[quote=cmoscoso]
Uma coisa nao ficou clara. Vc levou 2 anos pra fazer o que eles levaram 1 mes?[/quote]

[quote=ramilani12]
É bem diferente 1 pessoa do que uma equipe de 10 pessoas não?[/quote]

E?

Cara, ta confuso… eles vão reescrever? usar sem permissão de uso? estender? …

Esse topico tah mais para dor de cotovelo…

Jah pensaram se a microsoft tivesse patenteado UIs com botoes e janelas?

E não é legal contribuir com a computação?
Você fez um programa útil, outras pessoas gostaram da sua idéia e desenvolveram algo com base na sua, quem sabe até disponibilizando melhorias…

E?, será que é preciso desenhar?
Você não acha que uma equipe de 10+ pessoas não desenvolveria em menos tempo do que autor do tópico?

Desenvolvi todo o sistema sozinho em 2 anos. Eles estão planejando desenvolver algo semelhante através de outra empresa e incluir em um módulo no sistema deles.

Vc chegou a negociar com eles para usarem o seu código?

Talvez para eles seja mais barato colocar uma equipe e fazer um semelhante
do que comprar de vc.

Não sei se devo entrar em contato com eles para saber o motivo pelo qual eles fizeram isso visto que a minha proposta é um preço “simbólico” por franquia.

Você poderia coordenar a equipe de desenvolvimento de TI dessa franqueadora, ou pelo menos negociar alguma coisa com eles, já que seu sistema será reimplementado mas a parte de análise você já tem prontinha, pelo menos na sua cabeça.

Agora, quanto a realmente processar os caras, não sei se vai rolar alguma coisa.

Deve!!! Saiba o motivo do não uso e tente negociar pra usar, ou talvez, como o thingol falou, coordenar o desenvolvimento
visto que vc já tem experiencia no assunto

E caso eles não topem, que tal começar a vender para os concorrentes deles? Está na cara que o que eles querem é se livrar de você, mesmo pagando um preço alto por isso. Eles querem um produto DELES.

Talvez até alguém lá de dentro, que não vai com sua cara, conseguiu vender essa idéia só pra te ferrar…

E não adianta muito chorar. Capitalismo é assim mesmo. Seu trabalho está protegido, mas a idéia não. Patente se software só gera uma coisa: Atraso tecnológico.

Se eles querem se livrar de você e têm tanto medo que os concorrentes tenham acesso à essa tecnologia, em último caso, sua vingança pode ser deliciosa, lucrativa e promissora: você bota essa sua empresa pra crescer (ainda não abriu???) e sai vendendo pra tudo que é concorrente dele. Contrata gente, melhora o sistema, vira empresário e entrega, de mão beijada (e mais alguns reais) todos o know-how que ele te passou e que está embutido no software… rsrsrsrs

Você não estará sendo anti-ético. Apenas se livrou de um acordo onde você só tem a perder.

Peraí???

Tentar voltar com o cliente que te abandonou, traiu, quer pisar e roubar? E deixar os outros 20, 30, 50 que podem estar esperando por alguém como você?

Pra que? Pra dar a chance deles te ferrarem de novo???

[quote=peerless]Esse topico tah mais para dor de cotovelo…

Jah pensaram se a microsoft tivesse patenteado UIs com botoes e janelas? [/quote]

Ela chegou bem perto disso. Inclusive um dos motivos para terem escrito uma nova versão da GPL foi o acordo que a Microsoft fez com a Novell devido às infrações das patentes da Microsoft que tem no Linux.

Eu pensaria em melhorar a ferramenta, tornar ainda melhor do que aquela que vendi ao cliente, e vende-la aos concorrentes. 8)

Um amigo tem uma franquia de uma empresa que tem mais de 500 unidades no pais, e o que acontece (no caso dele pelo menos) é que eles tentam atrelar todos os serviços a eles, é tentar ganhar de todos os lados possíveis.

Concordo com os que disseram que você deveria tentar entrar em acordo com eles, um processo pode levar muito tempo, você corre o risco de perder e tal… além, é claro de poder vender seu sistema para os concorrentes!

Amigo, vou dar um pitaco na conversa, aconteceu algo comigo parecido… comprei o código fonte de um componente, e ao ver o funcionamento dele como faz as coisas e etc, criei outro componente, sem usar o mesmo codigo. Quiseram entrar contra mim alegando que copiei o software e etc, e perderam, pois eis o veredito:

• A cópia foi da ideia, do funcionamento, e não do produto em questão e muito menos do código fonte do produto.

Como no Brasil não existe propriedade INTELECTUAL, não podem processar.

Resumindo… se eles venderem ou usarem o SEU sistema, você pode cobrar por isso. Agora, se eles pagando o seu sistema, desenvolver outro com as ideias do seu sistema, nada você pode fazer, pois você não é proprietário da ideia, do intelecto, e sim do produto.

Se você tivesse registrado no EUA, aí seria outra historia, mas aqui infelizmente não há o que se fazer, voce vai arrastar um processo de no minimo 2-3 anos, e 90% de chances de perder. Esta é a realidade…

[]s

Pera aí, existe sim. Só não se aplica a software.

Estava vendo que o órgão que registra programas de computador é o mesmo que registra patentes no Brasil:
http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/programa

Será que é isso que o colega fez e pensou estar “patenteando”?

Software, segundo a legislação brasileira, é propriedade intelectual.
Como tal, é protegida apenas a concretização da idéia (ou seja, o software), mas não a idéia original. :frowning: