Eu estou começando a aprender java e estava lendo o tutorial básico que o site ensina.
Nesse turorial ah uma parte em que num estou entendendo esta é:
[quote]Note que irá ser gerado um arquivo chamado HelloWorldConsole.class. Este é um arquivo binário, o qual contém o bytecode que a JVM ( Java Virtual Machine, ou máquina vritual do java ) lê e executa. Para rodar o programa, digite:
java HelloWorldConsole [/quote]
Eu queria a ajuda e vocês agora, aonde vou digitar esse comando “java HelloWorldConsole”? Eu ja baixei o j2sdk-1.4.2 e instalei(caso seja nesse programa)
Eu estou começando a aprender uns rudimentos sobre Java e instalei o programa Eclipse, no qual vc digita o programinha, salva e já roda para testar, é muito bacana.
Amigo o Eclipse e o NetBeans são ótimos ambientes de desenvolvimento, mas você não precisa deles para começar, se você já baixou o jsdk então faça alguns testes:
abra um console (janela dos no windows) ou term no linux.
execute o comando “javac --version”
se ele der erro, algo como programa desconhecido ou não encontrado, você deve verificar a instalação e ajustar a váriavel PATH no sistema.
o javac é o compilador que irá transformar o seu código-fonte em byecode. Posteriormente você executa java programa. Isto para chamar a VM que irá interpretar os bytecodes e executar o código desenvolvido por você.
[quote]C:\Java>javac HelloWorldApp.java
‘javac’ não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.[/quote]
E eu configurei o PATCH igual a como site ensina…
[quote]Para configurar tais diretivas ( também conhecidas como “Variáveis de Ambiente” ) no Windows XP/2000, você deve fazer da seguinte maneira:
Clique no menu “Iniciar”, depois em “Painel de Controle”. Escolha então “Sistema”.
Na janela que abrir, clique na aba “Avançado” e depois no botão “Variáveis de Ambiente”.
Na próxima tela, clique em "adicionar
Para alterar a PATH, basta editar ela ( muito provavelmente já irá existir ) e setar o valor para “%PATH%;%JAVA_HOME%\bin”.