Cor do texto

Criei um editor de texto e eu gostaria de saber como eu faço pra mudar a cor do texto exibido.
Primeiramente queria botar a frase “Digite seu texto aqui” quando abrisse, só que em vermelho e quando o cara escrevesse fosse preto (depois eu ponho a opção de mudança de cor no menu).
Ajuda por favor.
Eu fiz isso:

taTexto = new JTextArea("Digite seu texto aqui"); pnSul = new JPanel();

txtPagina = new JTextArea(); txtPagina.setBounds(20, 20, 640, 480); txtPagina.setLineWrap(true); txtPagina.setBorder(BorderFactory.createLineBorder(Color.black)); txtPagina.setFont(King = new Font("Typewriter_Condensed", Font.BOLD, 20)); txtPagina.setForeground(Color.red);

você quer o ultimo item do codigo acima, mas coloquei mais algumas opções… tudo funciona com o setLayout(null);

Consegui, funcionou,usei umas variáveis que eu já tinha aqui, mas não é exatamente o que eu queria, ele tá vermelho, mas quando eu escrevo ele continua vermelho, queria que “digite o texto aqui” ficasse como um comentário sabe.

os seguintes imports são necessários:

import java.awt.event.FocusEvent; import java.awt.event.FocusListener;

no construtor vai a seguinte linha:

na classe [fora do construtor ou método main]

FocusListener Pintar = new FocusListener() { @Override public void focusGained(FocusEvent e) { taTexto.setText(""); taTexto.setForeground(Color.blue); } @Override public void focusLost(FocusEvent e) { } };
tinha deixado o ponto e virgula de fora…

Cara, deve funcionar, mas juro que não consegui aplicar no meu código. : /

Você precisa usar um JEditorPane, não um JTextArea:
http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/components/editorpane.html

O JTextArea não permite formatação no meio do texto.

Tópico movido para o fórum de interface gráfica.

mas vini, não é durante o texto que ele quer formatar…

é só alterar a cor da caixa de texto. pelo menos foi o que entendi… é como alterar o tom de cinza claro pra preto dando status de ativo pro campo…

akanamay posta como ficou seu código depois de alterar os trechos, dai eu vejo oque falta, pois os trechos que apresentei funcionaram aqui…