Cor transparente no JPANEL

tenho um jpanel e quero por uma cor transparente, pois parte dele se sobrepõe a outro…

soluções?

Olá, você pode utilizar o swingx. Ele tem um componente chamado de JXPanel que permite fazer isso através de sua propriedade alpha que pode variar de 0 a 1, quanto menor o valor mais transparente.

[]s

istou eu consegui, depois posso postar, como eu fiz, é que estou em outro micro.
a dúvida agora é que estou desenhando uma string, mas que deve ser uma imagem e quero apaga-la a medida que se movimentar. fiz algo para ela mudar de cor. mas quero apagar.

depois posso postar os codigos, é um jogo de tabuleiro. e o peão vai caminhar sobre as casas do outro painel, que nao pode usar o repaint.

:lol: olá como vc conseguiu deixar o JPanle com fundo transparente???

poxa esta faz tempo hein[url]? de fato deixei o projeto meio parado. era um jogo em java 2d. queria trabalhar com duas camadas. de fato uma seriam os “peões”, que caminham no tabuleiro… é o meu chamado jogo 37. nao sei se consta aqui no guj.

como disse, acho que não consegui. porque de seu interesse[/url]?

o alfa eu consegui usar, talvez seje por aí. pela data nem lembro. o projeto estacionou. (por enquanto, ou sempre, quem sab)