Instalei o jee e netbeans no windows 7. Para testar criei um programa que só exibe “teste” na tela, mas quando executo java Teste.java ocorre o erro:
Exception in thread main java.lang.NoClassDefFoundError: Main/Class
Could not find the main class
Se executo pelo netbeans, funciona.
Pesquisando, verifiquei que isso ocorre quando o classpath não está configurado, ou está errado. Verifiquei o classpath nas variáveis do sistema e está ok. Tentei especificar o classpath na linha de comando (java -cp), mas ocorre o mesmo erro (tentei apontar diretamente para o arquivo jar que contém as bibliotecas e para o diretório dos arquivos jar, mas não funcionou tb).
Como posso resolver isso?
Obrigado.
na verdade voce deve estar rodando uma classe sem o metodo main.
Verifica se sua classe tem o public static void main(String args[]){}
Opa. Tem sim, pelo netbeans funciona normal. Segue abaixo o código.
public class Teste {
public static void main(String[] args) {
System.out.println(“Teste”);
}
}
Configurou as variáveis de ambiente ?
Se precisar de mais detalhes:
http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=163
Opa Fernando. Sim. Já configurei apontando diretamente o classpath para o jar, para a pasta onde estão os arquivos .jar, e as duas coisas ao mesmo tempo. Também já especifiquei na própria linha de comando o classpath, o que pelo que li dispensaria o uso do classpath nas variáveis de ambiente, e mesmo assim não funcionou.
Não tá conseguindo achar a classe que tem a função main.
Na hora de fazer o build, tenta setar essa classe como a principal.
Ou execute assim:
java -jar nomedojar.jar Teste
Assim você está falando qual classe dentro do jar quer que execute.
Quando eu executo “java -jar Teste.jar” ele funciona blz. Só que quando eu executo “java Teste.class” não vai, dá o erro.
o comando é:
java Teste
não tem o .class
ai caramba…sou iniciante total mesmo…kkk…vlw fernando…não to no meu pc agora, mas vou testar em casa, deve ser isso mesmo a causa do problema.